Agricultura paranaense vive bom momento, afirma Marcio Nunes durante encontro com cafeicultores 25/11/2025 - 16:10

Os cafeicultores vencedores do concurso Café Qualidade Paraná deste ano serão conhecidos somente na noite desta terça-feira (25), em uma cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Mas a confraternização entre os 108 indicados ao prêmio já teve início nesta manhã, com visitação às torrefações e cafeterias da capital e uma recepção calorosa para um almoço na sede da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab). Essa é a 23ª edição do certame que celebra a qualidade do café paranaense e valoriza os produtores e as regiões cafeeiras do Estado.

O almoço contou com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Marcio Nunes, do presidente interino do Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Ágide Eduardo Meneguette, da diretora Geral da Seab, Camila Luiza Cunha Bernardo Aragão, além de representantes do Sistema Seagri e autoridades políticas.

No encontro, o secretário Marcio Nunes destacou o bom momento que vive a agricultura paranaense e os investimentos que vêm sendo feitos no setor. “A nossa cultura é o agronegócio. O agronegócio é o polo motriz do nosso Estado, tanto é que o governador Ratinho Junior tem falado que o Paraná é o supermercado do mundo. É é por isso que os investimentos têm sido muito grandes em assistência técnica, extensão rural, seguro rural, financiamento com juros baratos e estradas rurais”, apontou.

O programa Estrada Boa, por exemplo, lançado pelo Governo do Estado, conta com R$ 5,2 bilhões em investimentos. “A estrada rural o produtor usa todos os dias. Uma estrada boa é muito importante, por isso nós vamos pavimentar três mil quilômetros de estradas rurais no Paraná. Hoje, vamos assinar o convênio da ducentésima estrada. São duzentas estradas já com convênios assinados para o asfalto”, anunciou Nunes.

Com relação ao café, Marcio Nunes reafirmou a força da cadeia produtiva do Paraná e a importância das parcerias técnicas no apoio aos produtores. “O trabalho da Faep, junto com o IDR-Paraná, junto com cada um de vocês fez com que o café do Paraná mudasse de patamar. O nosso café hoje é qualidade e nós temos dado passos importantes nesse caminho”, disse o secretário, destacando a participação do Paraná com um stand na Semana Internacional do Café 2025 (SIC), em Minas Gerais. “Ano que vem, novamente está garantida a nossa presença na SIC. Parabéns a todos vocês”, concluiu.

Ágide Eduardo Meneguette também destacou a cafeicultura paranaense como referência nacional em qualidade. E apontou como fundamental a longa parceria entre o Seagri e o Sistema FAEP. “Graças a essa parceria, conseguimos trazer à luz para o Brasil o que a cafeicultura paranaense é. Muito obrigado por estarem aqui, por acreditarem nessa grande cultura do café e por serem referência, não só para os paranaenses, mas para o Brasil”, disse.

O concurso Café Qualidade Paraná é a terceira maior premiação do gênero no Brasil, atrás apenas de concursos realizados em Minas Gerais e Espírito Santo, maiores produtores nacionais de café. Ele é promovido pela Câmara Setorial do Café do Paraná, formada pelo Sistema FAEP, Seab, IDR-Paraná, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina e Associação dos Funcionários do Iapar.