Aproximação do Governo com setor produtivo é destacada em encontro de líderes rurais 02/12/2022 - 14:40

A aproximação entre o Governo do Estado e o setor produtivo durante a gestão do governo estadual iniciada em 2019 foi destacada pelos secretários de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Everton Souza, e de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, no evento Líderes Rurais, promovido pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep), nesta sexta-feira (02), no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

“Desde o início da reforma administrativa, em 2019, o governador Ratinho Junior colocou para nossa equipe, como uma missão, a aproximação com o setor produtivo do Paraná, com a preocupação grande de podermos apoiar quem realmente traz resultado para a sociedade paranaense”, afirmou Souza.

Em razão da aproximação com o setor agropecuário, a determinação foi de simplificação dos processos, com o objetivo de torná-los mais ágeis, entre elas a outorga pelo uso dos recursos hídricos. O interesse é que, na mesma bacia hidrográfica, seja possível a convivência da agricultura que necessita de irrigação, de piscicultores e de frigoríficos que processam os mais variados tipos de proteína animal.

“Estamos preocupados em fazer com que haja água para todos os empreendimentos rurais do Paraná. Buscamos sempre a ciência e usamos as técnicas adequadas para isso”, acentuou. “E temos trabalhado para fazer com que os processos sejam os mais ágeis possível e possamos criar esse ambiente de investimento”.

Segundo ele, essa ideia é base dos programas Descomplica Rural, Paraná Energia Sustentável, RenovaPR e Banco do Agricultor, entre outros.

Já Ortigara ressaltou a importância do evento, que reuniu aproximadamente 4 mil pessoas. “É um encontro fundamental. Todos nós temos o nosso tempo e o tempo passa para todos, por isso é preciso despertar, cultivar novas lideranças, que vão fazer esse papel de representação, de articulação, de desenho das políticas para o futuro”, afirmou.

ENCONTRO – O Encontro Estadual de Líderes Rurais faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), lançado em 2018 pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, como forma de estimular os sindicatos rurais e encontrarem soluções para ampliar o número de associados e de garantir sua autonomia.

Na programação técnica, um dos destaques é uma palestra magna que será proferida por Marcos Fava Neves, o Doutor Agro. Professor da Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Getúlio Vargas e comentarista da CNN Brasil, o especialista vai traçar um cenário para o agronegócio nos curto e médio prazos, com base na análise de conjuntura e em indicadores econômicos. O evento também vai contar com uma palestra de Camila Telles, produtora rural especializada em relações públicas e em marketing estratégico.