Banco do Agricultor Paranaense é tema de fórum técnico com participação de secretário 05/05/2021 - 15:42

Nesta quinta-feira (06), a partir das 14 horas, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participa de uma live promovida pelo Sistema Ocepar. O objetivo é detalhar o funcionamento do Banco do Agricultor Paranaense, programa lançado em 27 de abril pelo Governo do Estado para alavancar investimentos por meio da equalização de taxa de juros em diversas atividades agropecuárias, além de promover inovação tecnológica, sustentabilidade, geração de emprego e melhoria da competitividade do produto paranaense.

O evento também deve contar com a participação do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, de profissionais da Secretaria da Agricultura, da Fomento Paraná e de cooperativas dos ramos do agronegócio e crédito. O acesso ao Fórum pode ser feito por meio do link https://cutt.ly/sbcFGCV.

Os interessados devem se inscrever até esta quarta-feira (05), enviando o nome, CPF e e-mail para Jessica Costa (jessica.costa@sistemaocepar.coop.br). Mais informações podem ser obtidas com Sílvio Krinski (silvio.krinski@sistemaocepar.coop.br) ou Maiko Zanella (maiko.zanella@sistemaocepar.coop.br).

PROGRAMA - Com o Banco do Agricultor Paranaense, o Estado vai compensar o agricultor, por meio da Fomento Paraná, com o reembolso de até 3 pontos porcentuais do juro contratado junto às instituições financeiras que trabalham com crédito rural – neste primeiro momento estão credenciados o Banco do Brasil, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e cooperativas de crédito. Ou seja, dependendo do enquadramento dentro do programa e das condições do empréstimo, o financiamento será a juro zero para o agricultor, com os encargos ficando sob responsabilidade do Governo. Há, ainda, carência mínima para o pagamento da primeira prestação, variável de acordo com cada linha de crédito.