Caminhada da Natureza inclui comunidade indígena no Oeste 12/04/2012 - 14:50

Diamante do Oeste, na região Oeste do Estado, promove, pelo quinto ano consecutivo, o projeto “Caminhada Internacional na Natureza” para incentivar o turismo rural. Neste domingo (15), os participantes poderão conhecer uma comunidade indígena em três roteiros, todos integrando o Circuito Ava Guarani.

O ponto de encontro será no Ginásio de Esportes, no centro da cidade, às 7h30. Um ônibus transportará gratuitamente os participantes até o local de início dos percursos, que será na aldeia Tekoha Añetete. Os caminhantes poderão optar pelos percursos de 11 quilômetros, com topografia mais íngreme; de 11 quilômetros, com topografia mais ondulada; e de 7,2 quilômetros, com topografia mais plana.

A estimativa é que os percursos sejam completados em torno de duas horas e 30 minutos. Estão previstos cinco pontos de apoio durante os trajetos. Nos pontos de apoio, o caminhante poderá descansar, receber informações e frutas, já que não há restaurantes na área de preservação ambiental.

CULTURA – A caminhada integra as semanas culturais indígenas de Diamante do Oeste (de 17 a 19 de abril), e de São Miguel do Iguaçu (17 a 20 de abril), onde ocorrerão apresentações culturais tradicionais, danças, vendas de produtos da medicina natural e de artesanato típico da região.

Os próximos municípios a receberem as Caminhadas da Natureza são Maniel Ribas (21/04) e Borrazópolis (29/04), ambas na região Central do Paraná. O projeto Caminhadas na Natureza Paraná é organizado pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento e Emater Paraná, e conta com apoio da Secretaria de Turismo, das prefeituras, do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, e da organização não governamental Anda Brasil.