Caminhada na Natureza acontece em Salgado Filho neste domingo - 20/05/2011 20/05/2011 - 15:55

Mais uma etapa do projeto Caminhadas na Natureza, promovido pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Emater, será realizada neste domingo (22) em Salgado Filho, município do Sudoeste do Estado. O percurso de 9,2 quilômetros – conhecido como Circuito do Vinho e do Queijo – será dividido entre estradas rurais, áreas de mata ciliar, rios e propriedades da agricultura familiar na região.

Entre os atrativos que serão vistos no trajeto está uma cantina de vinho instalada em uma das propriedades da agricultura familiar do município. A saída, programada para as 8 horas, será no Bosque Municipal de Salgado Filho, na Rua Augusto Fechine, no centro da cidade.

Os caminhantes poderão participar de um almoço oferecido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), vendido a R$ 20 o espeto com dois quilos de carne bovina ou suína. No final do passeio haverá feira exposição e venda de produtos locais e sorteio de brindes para quem concluir o percurso.

“O projeto ganha cada vez mais espaço e se torna uma boa alternativa de lazer, favorecendo também a diversificação da produção da agricultura familiar e o turismo rural no interior do Estado”, avalia a coordenadora do programa, Clarice Bastarz.

“As caminhadas têm alcançado vários objetivos. Desde a prática saudável de uma atividade física, passando pela preservação do meio ambiente, o conhecimento e valorização das atividades agrícolas dos pequenos e médios agricultores rurais”, explica a técnica da Seab.

Outra vantagem apontada pelos organizadores do projeto Caminhadas na Natureza é o incremento econômico aos municípios. “Temos recebido vários pedidos para incluirmos outros municípios no calendário anual das caminhadas, que já está no quarto ano de realização”, diz Clarice Bastarz.

A organização da 4ª Caminhada da Integração Ambiental tem apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Salgado Filho.

4ª Caminhada da Integração Ambiental, em Salgado Filho

Data: domingo, 22/05

Saída: 8h, do Bosque Municipal de Salgado Filho

Percurso: 9,2 km

Mais informações e inscrições: Secretaria Municipal de Educação – (46) 3564-1202, ou secretariaed@hotmail.com,

ou na Emater: 46 3564-1341 ou salgadofilho@emater.pr.gov.br.

Próximas caminhadas

29/05 - Circuito Caminhada Nascente da Serra, em Cerro Azul