Caminhadas na Natureza beneficiam mais de 1.500 famílias de agricultores 30/12/2014 - 13:35
No total, 32 mil caminhantes participaram dos circuitos, realizados em 96 municípios no estado. As famílias proprietárias que recebem os participantes arrecadam, em média, R$ 24,00 por caminhante, segundo levantamento feito pela Emater.
As Caminhadas na Natureza são organizados pelos técnicos da extensão rural da Emater e das prefeituras. Em sua primeira edição, em 2008, o projeto contou com 20 circuitos. Com a aprovação dos caminhantes, o evento foi crescendo a cada ano. Para 2015 já estão programados outras 122 eventos.
“Os dados demonstram o potencial do projeto, destacando o turismo como modalidade alternativa para a comercialização direta e fortalecendo a agricultura familiar”, avalia Ivaldete Zampronio Zarpellon, coordenadora do projeto Turismo Rural da Emater.
Além da venda de produtos de suas propriedades, as famílias rurais ganham com a oferta de café da manhã e almoço. Os alimentos são provenientes da agricultura familiar e seu preparo conta com receitas regionais, incentivando a cultura local.
MAIOR RETORNO - Das 32 mil pessoas que participaram das caminhadas neste ano, 22,7 mil realizaram suas inscrições através do site Ecobooking e tiveram seus perfis analisados em relatório.
Os dados mostram que entre os estados que realizam eventos de turismo rural através de caminhadas, o Paraná é o que tem mais retorno da sua população.
Segundo o Ecobooking, o Paraná aparece em 1º lugar no total de caminhantes ao redor do Brasil, com 66% de participação, ficando à frente do Rio de Janeiro (17%) e Mato Grosso (12%).
PERFIS - Já em relação ao perfil dos participantes no Paraná, o relatório aponta que 58% são mulheres entre 41 a 50 anos de idade. Logo em seguida estão os caminhantes de 51 a 60 anos, sendo os jovens e as crianças as menores taxas de participação. No caso de municípios, Curitiba apresenta o maior número de caminhantes, com 31,7% do total. São José dos Pinhais e Maringá assumem o segundo e terceiro lugares.
MANDIRITUBA - Para 2015 a expectativa é que o projeto continue a crescer. A primeira caminhada está prevista para o dia 8 de fevereiro, em Mandirituba, com o circuito Espigão das Antas. As Caminhadas na Natureza têm o apoio das prefeituras, da organização não governamental Anda Brasil, do Grupo de Turismo e Produção Associada, e Turismo Rural na Agricultura Familiar - Rede Traf.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr