Caminhadas na Natureza incentiva o Turismo Rural em Campo Mourão 24/05/2023 - 15:32

Desafiador e cansativo, mas revigorante pela beleza da paisagem e pela amizade, o Circuito Boicotó de Boa Esperança, em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, uniu cerca de 700 caminhantes em sua 9.ª edição realizada dia 21 de maio. O evento, um dos que movimentam o projeto Caminhadas na Natureza em todo o Paraná, foi organizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) em parceria com a Prefeitura de Campo Mourão.

Os 14 quilômetros desse circuito passam por diferentes trilhas - mata nativa, pastagens, encostas, morros, rios, cachoeira, grutas – preparadas por produtores rurais da comunidade de Boa Esperança. A caminhada agregou comitivas de Campo Mourão e de 19 outros municípios. A agroindústria familiar e os produtos locais se fizeram presentes no café colonial servido no início da jornada. E voltaram no almoço de encerramento.

O percurso teve apoio dos profissionais da Saúde, que ficaram postados em quatro pontos, onde também havia água potável. A caminhada possibilitou ainda a arrecadação de 160 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades de assistência social da região.

PROJETO - O projeto Caminhadas na Natureza é organizado pelo IDR-Paraná em parceria com municípios onde é realizado. Ele foi criado para incentivar o Turismo Rural no Paraná. Em 2022 foram executados 107 circuitos com 56,6 mil pessoas inscritas.

“A ferramenta é uma política pública que se propõe a levar desenvolvimento para as comunidades rurais, sobretudo da agricultura familiar”, acentuou a coordenadora estadual do projeto, Terezinha Busanello Freire. “Entendemos que é esse o papel da política pública, é para essas comunidades que esse braço do governo tem que se estender”.

Jairo Martins de Quadros, gerente regional do IDR-Paraná e organizador do Circuito Boicotó, ressaltou o empenho dos produtores locais para receber os caminhantes “Agradecemos às famílias que não mediram esforços para organizar com antecedência as trilhas e fizeram que este evento, tão importante para a economia da região, pudesse acontecer”, disse.

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Teselli, participou da abertura e agradeceu o empenho da equipe organizadora. “Somos parceiros dos eventos em prol da agricultura familiar, com ênfase nos mercados institucionais, merenda escolar, organização rural e outros” comentou.

Jair Jacovôs, do grupo Peregrinos de Maringá, já participou de mais de 300 caminhadas diferentes. Segundo ele, Campo Mourão se destaca pela qualidade e compromisso em atender bem os caminhantes. “Foi tudo perfeito: alimentação, equipe da saúde, pontos de apoio”, afirmou. “Venho aqui desde as primeiras caminhadas e voltarei mais vezes com certeza”.

Além do Caminhadas na Natureza, o IDR-Paraná desenvolve outros projetos para estimular o Turismo Rural no Estado, como Rota do Queijo, Rota da Lavanda, Mulheres do Café, Caminhos da Uva, eventos gastronômicos e festivais em várias cidades.

PRÓXIMA - A próxima caminhada será em Ortigueira, nos Campos Gerais, domingo (28). O percurso tem 10 quilômetros. As inscrições estão abertas e 235 das 400 vagas já estão preenchidas. Ele acontece das 8 horas às 12 horas e envolve 20 famílias. O trajeto é composto por trilhas e estradas rurais.

A Colônia Augusta Vitória, onde acontece o percurso, foi fundada em 22 de outubro de 1932 pelo pastor luterano Guilherme Furmann, chegando a receber refugiados das guerras europeias. Hoje, muitos filhos e netos, principalmente de alemães, vivem nesse lugar. A Colônia fica no Distrito do Barroso, na estrada que liga Ortigueira a Telêmaco Borba.

Acesse o calendário das Caminhadas e outros eventos ligados ao setor rural em www.agricultura.pr.gov.br