Campanha Plante seu Futuro é lançada em Londrina e Maringá 06/11/2013 - 17:20

Cerca de 300 pessoas compareceram em cada evento de lançamento da campanha nos municípios de Londrina e Maringá, numa demonstração de que produtores e técnicos estão dispostos a apoiar e participar dessa ação que também visa reduzir a aplicação de agrotóxicos nas lavouras. O secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, defende um novo modelo de produção onde o produtor não precisa gastar tanto dinheiro na compra de produtos químicos.
O secretário não descartou o uso de produtos químicos nas lavouras, mas disse que eles só devem ser usados no momento certo. Recomendou aos produtores que façam o monitoramento das lavouras e que coloquem em prática as técnicas de manejo de solos, de água, de doenças e controle de pragas já conhecidas de todos. “Sim, somos bons mas podemos ser ainda melhores se houver o engajamento de todos”, disse.
A campanha visa a retomada de técnicas já conhecidas do agricultor como o Manejo Integrado de Solos e Águas, Manejo Integrado de Pragas, Manejo Integrado de Doenças, Manejo Integrado de Plantas Invasoras, Tecnologias de Aplicação de Agrotóxicos e Controle de Formigas Cortadeiras.
Após os lançamentos regionais da campanha Plante seu Futuro, serão realizados 11 seminários em todo o Estado para técnicos agropecuários do poder público e da iniciativa privada, quando será feita a difusão de tecnologia.
Esse trabalho conta com a parceria da iniciativa privada que representam os agricultores como Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) entre mais de 40 entidades parceiras nessa campanha.
Na primeira etapa, a campanha deve abranger a área de soja, com foco no controle de pragas como lagartas e percevejos, e de doenças como a ferrugem asiática, além de trabalhar com o manejo de solos e água para evitar a erosão. Posteriormente, as ações serão voltadas para o milho safrinha, milho, feijão, olericultura e fruticultura.
Em Londrina e Maringá, estavam presentes os presidentes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcisio Mossato; do Iapar, Florindo Dalberto; da Emater, Rubens Niederheitmann e o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, entre outras lideranças. Nesta quinta-feira (07), haverá o lançamento regional da campanha Plante seu Futuro no município de Ponta Grossa.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
