Campanha Plante seu Futuro motiva produtores em Ponta Grossa 07/11/2013 - 16:30
Ortigara reforçou a importância de se recorrer a técnicas já conhecidas para conservação dos solos e água. “Estamos convencidos do propósito desse trabalho. Podemos voltar a fazer o que já fizemos bem feito no passado”, disse.
O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, acredita nesta campanha e na parceria com as entidades que representam os produtores. Para ele, essa campanha representa um avanço na solução dos problemas ambientais no meio rural. “Com sintonia e união conseguiremos resolver grande parte dos problemas que afetam a conservação do meio ambiente”, complementou.
A campanha divulga a retomada de técnicas como o Manejo Integrado de Solos e Águas, Manejo Integrado de Pragas, Manejo Integrado de Doenças, Manejo Integrado de Plantas Invasoras, Tecnologias de Aplicação de Agrotóxicos e Controle de Formigas Cortadeiras. A próxima etapa da campanha serão 11 seminários em todo o Estado para técnicos agropecuários.
O trabalho conta com a parceria da iniciativa privada que representam os agricultores, como Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), entre mais de 40 entidades.
Em todos os eventos foram entregues a produtores e técnicos um kit que auxilia no monitoramento das lavouras e na indicação do melhor momento para se aplicar produtos químicos. Foram entregues um pano de batida que deve ser usado nas lavouras para detectar a incidência de pragas por amostragem e um coletor de esporos que deve ser colocado em pontos estratégicos das lavouras para detectar a ferrugem asiática nas lavouras de soja.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br