Cascavel inaugura Restaurante Popular; Governo anuncia nova unidade no município 09/04/2021 - 15:43

Moradores de Cascavel, no Oeste do Paraná, contarão com um novo local para receber alimentos de qualidade, nutricionalmente balanceados e por um preço acessível. Trata-se do Restaurante Popular Comida Boa Idalina Barreiros, inaugurado nesta sexta-feira (9) no bairro Santa Cruz, e que fornecerá 300 refeições por dia. A unidade é uma das duas que a prefeitura de Cascavel construiu com apoio do Governo do Estado.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento destinou R$ 3,09 milhões para a construção dos espaços e para a aquisição dos equipamentos e utensílios. Durante a inauguração da unidade, o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, e o prefeito Leonaldo Paranhos anunciaram a construção de mais um Restaurante Popular no município. Essa terceira unidade será implantada com os recursos que sobraram do primeiro convênio, além de receber novos repasses do Estado.

restaurante

Ortigara destacou que os restaurantes populares são ferramenta importante para integrar outros programas públicos de segurança alimentar e nutricional, como o Banco de Alimentos e o Compra Direta Paraná. “São equipamentos públicos destinados a acolher, a receber pessoas vulneráveis, que agora estão em uma situação ainda mais delicada por causa da perda de renda e oportunidades e necessitam receber comida de qualidade”, afirmou.

“Abrimos a porta de mais um espaço em Cascavel e já nos posicionamentos pela continuidade dessa parceria do Estado com o município, para implantar mais uma unidade na cidade. É uma ação solidária, humanitária, para atender as pessoas vulneráveis”, ressaltou. “Nesses espaços são preparadas comidas de qualidade e que têm os nutrientes necessários para matar a fome, com preços populares e produzidas com alimentos da agricultura familiar”.

O novo Restaurante Popular começou a atender a população, servindo as primeiras refeições já nesta sexta-feira. “Temos muitas obras em parceria com o Governo do Estado, e uma delas é essa ferramenta espetacular que é o Restaurante Popular, um programa de Estado levado a todo o Paraná. Vamos cumprir rigorosamente o compromisso de colocar na mesa uma alimentação de qualidade, que fará ainda mais diferença nesse período de pandemia, em que as pessoas estão com dificuldades. As portas sempre estarão abertas”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos.

INVESTIMENTOS – O investimento total nas unidades já inauguradas, que distribuem as refeições preparadas no Restaurante Central de Cascavel, é de R$ 3,69 milhões, incluindo uma contrapartida municipal de R$ 592 mil. A prefeitura também é responsável por subsidiar as refeições: enquanto o usuário paga R$ 3,00 pelo prato de comida, o município desembolsa outros R$ 3,20. O outro restaurante, localizado no bairro Cascavel Velho, já está fornecendo os alimentos para a comunidade desde outubro do ano passado.

Cerca de 300 refeições serão servidas diariamente, de segunda a sexta-feira, no Restaurante Comida Boa de Santa Cruz, mesma quantidade distribuída no de Cascavel Velho. Elas são preparadas na cozinha do Restaurante Central, que tem capacidade de produzir 3 mil pratos por dia. Após o preparo, os alimentos são transportados de forma segura e adequada para as duas unidades, onde os almoços são fornecidos.

restaurante

Com horário de funcionamento das 11h às 14h, as refeições são servidas de forma escalonada, para respeitar o decreto municipal que prevê lotação máxima de 50% nos locais onde há atendimento ao público, levando em conta as regras de distanciamento por causa da pandemia de Covid-19.

Transferência de renda melhora a produção de agricultores familiares

RESTAURANTES POPULARES – O Programa Paranaense de Apoio aos Restaurantes Populares, implantado em 2017 pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, subsidiou a construção, modernização e reformas de 20 restaurantes populares e de uma cozinha social, que ajudam a garantir refeições saudáveis e a preços acessíveis para a população que se alimenta fora de casa.

Com investimento de R$ 14,6 milhões do Estado, os empreendimentos beneficiam de forma direta pelo menos 27,4 mil pessoas diariamente. O programa é voltado a municípios com mais de 80 mil habitantes. Além de Cascavel, as unidades estão localizadas nas cidades de Curitiba, Paranavaí, Umuarama, Toledo, Maringá e Londrina.

“Junto às refeições saudáveis, os municípios vão oferecer atividades de educação alimentar e nutricional e de promoção de saúde, como práticas de manipulação e preparo de alimentos, dicas de alimentação adequada, na perspectiva da segurança alimentar”, explicou a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, Márcia Stolarski.

Fotos: Vanderlei Faria/Secom Cascavel