Chefe do Desan visita Toledo e conhece iniciativas locais de Segurança Alimentar 27/08/2021 - 16:24
Na quinta-feira (26), a chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Márcia Stolarski, esteve em Toledo, no Oeste, para visitar três iniciativas viabilizadas com apoio da pasta: a Cozinha Social, o Restaurante Popular do Boa Esperança e o local onde será construído o Banco de Alimentos.
Em encontro com o prefeito Beto Lunitti e a secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Solange Fidelis, a chefe do Desan verificou como o município está trabalhando programas de governo. As lideranças locais reforçaram a importância dos programas de segurança alimentar no contexto da pandemia.
Stolarski destacou que o programa Compra Direta Paraná, do Governo do Estado, passou a ser uma política permanente a partir do Decreto nº 7.306/2021. O programa surgiu em 2020 num cenário de emergência, mas, em razão dos bons resultados, tornou-se uma ação de Estado. “É algo benéfico tanto para a agricultura familiar, que agora pode se planejar melhor porque tem um comprador garantido para sua produção, quanto para a qualidade de vida das famílias em vulnerabilidade social”, disse.
Também parabenizou a atuação da equipe do município nas ações de segurança alimentar e nutricional. “É um trabalho complexo, mas estamos dispostos a ajudar Toledo no que for preciso, tanto que estamos estudando uma maneira de criar algum incentivo às empresas que doarem produtos para os bancos de alimentos, e queremos que um deles esteja funcionando aqui neste município”, afirmou.
O prefeito Beto Lunitti manifestou interesse em incluir Toledo em todas as ações do Governo do Estado. “Desde o início desta gestão firmamos parcerias muito produtivas com o Palácio Iguaçu. Queremos fortalecer este vínculo e é muito bom perceber que o governador Ratinho Junior e seus secretários também estão dispostos a nos ajudar em várias áreas, incluída aí a assistência social. Temos um carinho especial pelas políticas públicas que se traduzem em estender a mão a quem mais precisa”.
COZINHA SOCIAL E RESTAURANTES - A reforma da Cozinha Social de Toledo foi entregue oficialmente em julho deste ano, em cerimônia com a presença do vice-governador Darci Piana e do secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. O local fornece quase 20 mil refeições diárias para restaurantes populares e escolas do município. O investimento do Estado foi de R$ 1.500.350,62 e a prefeitura teve uma contrapartida de R$ 50 mil. O Governo do Estado também adquiriu novos equipamentos, utensílios e mobiliários para modernizar os sete restaurantes populares do município.
* Com a assessoria da Prefeitura de Toledo