Cidade Gaúcha inaugura Cozinha-Escola para capacitação e valorização da agricultura familiar 13/12/2024 - 15:34
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), inaugurou nesta quarta-feira (11) uma Cozinha-Escola no município de Cidade Gaúcha, na Região Noroeste.
O projeto foi resultado de um investimento de R$ 350 mil. Desse total, R$ 169.945,22 foram disponibilizados pela Seab.
As Cozinhas-Escola são destinadas à educação profissional voltada para fomentar boas práticas de produção, reduzir o desperdício, promover o consumo consciente, capacitar agricultores em manipulação, processamento de alimentos e habilidades de gestão, e impulsionar a geração de renda, entre outros.
A Cozinha-Escola de Cidade Gaúcha é associada à Cooanorte (Cooperativa Produtores Rurais Agricultura Familiar da Amenorte), que hoje comercializa 42 produtos entre hortifruti, pães, geleias, biscoitos, pastas e frutas cristalizadas dos cerca de 160 cooperados.
O chefe de núcleo da Seab em Cianorte, Francisco Cascardo Neto, explica a importância do local para a agricultura familiar. “Basicamente essa Cozinha-Escola vem fechar um projeto que a Seab tem, que começa com a capacitação do produtor rural para transformar o seu produto em industrializado, depois ele é validado pelo Susaf e finalmente termina na cooperativa Cooanorte, fechando um um ciclo em que você capacita o produtor, legaliza e comercializa o produto dele” explica.
O local, que também vai oferecer cursos de industrialização e transformação de alimentos, já iniciou seus trabalhos no dia da inauguração com os cursos de panificação e embutidos, proporcionando os produtos que foram servidos durante o evento.
PRESENÇAS - A inauguração contou com a presença do prefeito de Cidade Gaúcha, Henrique Domingues, da vice-prefeita, Silvana Pauleski, do chefe de núcleo da Seab em Cianorte, Francisco Cascardo Neto, do chefe regional do IDR-Paraná, Paulo Preto, do secretario municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Renováveis, Dione Bilk, além de membros da comunidade.