Cooperativa do Norte Pioneiro melhora estrutura com apoio do Programa Coopera Paraná 19/05/2023 - 17:10

A Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (COAC), no Norte Pioneiro, adquiriu equipamentos e veículo utilitário com recursos do programa Coopera Paraná, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Nesta semana, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou da entrega oficial do veículo, que vai agilizar a logística de distribuição dos produtos. 

Os valores destinados pelo Programa à cooperativa somam R$ 350 mil e, além do veículo, garantiram a compra de uma câmara fria, digestores, computador e móveis de escritório. Ortigara destacou que a organização dos produtores tem ajudado a valorizar a agricultura paranaense. “Cooperar é bom para todos. Nós vemos uma ânsia boa de muitos produtores querendo melhorar, e o Estado é parceiro nisso”.

Com 37 associados, a COAC trabalha principalmente com a goiaba vermelha, mas também produz lichia, carambola, pitaya, abacate e figo da índia. A Cooperativa já exporta goiaba para países da Europa e do Oriente Médio. 

A modernização do trabalho no campo é um dos objetivos do programa Coopera Paraná, e a COAC tem sido um exemplo dessa transformação. A gerente de vendas, Inês Sasaki, explica que os recursos possibilitam implementar processos para melhoria da qualidade pós-colheita e rastreabilidade dos produtos.

FRUTICULTURA - Carlópolis lidera a produção de goiaba no Paraná. Em 2021, segundo dados mais recentes do Departamento de Economia Rural (Deral), a cidade cultivou 880 hectares que geraram 18,5 mil toneladas da fruta e um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 66,78 milhões. 

Com adequações nas propriedades e cuidados com a qualidade, a goiaba de Carlópolis conquistou reconhecimentos que abriram mercados dentro e fora do Brasil. A goiaba do município tem registro de Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e a certificação Good Agricultural Practices (GAP), que reconhece a segurança alimentar e sustentabilidade em produtos de origem agrícola.

PROGRAMA - O Coopera Paraná (Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná), do Governo Estado, tem o objetivo de fortalecer pequenas organizações de agricultores familiares, com incentivo à organização formal dos agricultores, capacitação e assistência técnica. As ações do programa visam melhorar a competitividade e a renda no campo. Os recursos são destinados a investimentos socioprodutivos que garantam condições de sustentabilidade para as organizações. 

 

GALERIA DE IMAGENS