Definido calendário das Caminhadas da Natureza 2011 14/02/2011 - 09:39

O calendário do programa das Caminhadas da Natureza de 2011 já está definido. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) prevê a realização de 47 circuitos no meio rural em vários municípios paranaenses. Todos oferecem ao caminhante a oportunidade de desfrutar de ambientes naturais inusitados e entrar em contato com a cultura e hábitos dos colonos. O primeiro passeio será o Circuito Caiçara, no dia 27 de março, em Pontal do Paraná.

“Com as Caminhadas da Natureza, o paranaense descobriu o prazer de caminhar no meio rural. Muitos dos caminhantes aproveitam a oportunidade para resgatar suas origens e períodos da infância vividos em sítios, chácaras e fazendas”, disse a coordenadora das Caminhadas da Natureza, Clarice Bastarz.

De olho nesse potencial, a Secretaria da Agricultura vem organizando as caminhadas em circuitos no meio rural há cerca de três anos. O interesse do público urbano promoveu a abertura de um novo mercado e a geração de renda para as pequenas propriedades da agricultura familiar, antes inexplorada.

O projeto foi iniciado há três anos e tem participação da Emater Paraná, da Secretaria do Turismo e das prefeituras, além de apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e da ONG Anda Brasil. Em 2010, foram realizadas 43 Caminhadas na Natureza no Paraná, com a participação de 8.529 caminhantes nos 38 circuitos realizados. Essa participação representa um crescimento de 69% em relação aos caminhantes de 2009 e de 60% em relação aos participantes das caminhantes em 2008, ano que iniciou o projeto.

RENDA - O aumento da procura dos moradores das grandes cidades pelas caminhadas no meio rural despertou o interesse das prefeituras que, cada vez mais, têm procurado a Seab para integrar seus municípios ao projeto. “O envolvimento das prefeituras é fundamental porque elas investem na melhoria das condições de trajeto nos circuitos escolhidos, com a sinalização e orientação aos caminhantes”, argumentou a coordenadora.

O Instituto Emater organiza o agricultor para adequar sua propriedade para receber os caminhantes com produtos de interesse do público urbano, como sucos, doces, bolos, sanduíches naturais, conservas e, muitas vezes, refeições caseiras.

A Seab estima que tenham sido gerados mais de 1.000 postos de trabalho só com pessoas envolvidas na organização das caminhadas. “No ano passado, 395 famílias se integraram ao projeto e tiveram a oportunidade de obter renda ou com a venda de produtos coloniais, com refeições ou com a simples visitação. Esse novo atrativo no meio rural está incentivando mais famílias a aderir ao movimento”, observou Clarice.

A coordenadora avalia que ainda há desafios a serem enfrentados para tornar a atividade mais prazerosa para o caminhante e mais rentável aos municípios e às famílias de agricultores envolvidas. Ela destacou a necessidade das prefeituras priorizar a sinalização dos circuítos com indicações para os almoços, para torná-los mais evidentes aos visitantes, já que a maioria vem de outras regiões do Estado e não conhecem as localidades. “Essas foram as maiores preocupações dos caminhantes que estamos providenciando suas melhorias”, afirmou.

Clique aqui para fazer o download do calendário