Encontro com jovens destaca relevância da tecnologia e da inovação na agricultura 22/03/2023 - 16:15

O conhecimento e a inovação podem elevar a qualidade da agricultura paranaense. A afirmação foi feita pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, na abertura do 3° Festival Estadual da Juventude Rural, em Pontal do Paraná, no Litoral, na noite de terça-feira (21).

O evento, organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), segue até a quinta-feira (23), e reúne estudantes de colégios agrícolas, filhos de agricultores, jovens integrantes de movimentos sindicais e outras entidades para uma série de palestras e capacitações. A abertura contou com a participação de cerca de 400 pessoas. 

Ortigara destacou que a organização dos produtores, estudantes, entidades e poder público é necessária para construir políticas de interesse do setor. “Para ser agricultor é preciso estudar muito, ter conhecimento científico. Estar preparado para fazer aquilo que é o ganha-pão do Paraná. Repetir as coisas do passado só nos deixa no mesmo lugar”.

O presidente da Fetaep, Marcos Brambilla destacou que a entidade tem um plano em comum com vários parceiros, incluindo o governo estadual. “Nós tínhamos necessidade de organização dos jovens, de discutir políticas públicas, nossas demandas e necessidades”, disse.

INOVAÇÃO - Ortigara lembrou dois exemplos recentes de ideias inovadoras benéficas  para a produção paranaense, como a busca de novos mercados para os produtos do agro paranaense na Coreia do Sul e no Japão, selada pela visita da comitiva do governo estadual nos países asiáticos. E, na área da pesquisa agropecuária, o lançamento, pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), de uma nova cultivar de feijão, a IPR Águia, mais resistente e com alto teor de proteína. “Meio rural não é só produzir. É conviver, é saúde, educação, pesquisa, capacidade de se conectar com o mundo, entre tantas outras coisas”, completou.


 

GALERIA DE IMAGENS