Encontro com servidores marca despedida de Ortigara e apresentação de Natalino de Souza como novo secretário 09/05/2024 - 10:01

Nesta quinta-feira (09), servidores do Sistema Estadual da Agricultura se reuniram no auditório da sede da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) para a despedida de Norberto Ortigara, que assumiu oficialmente a Secretaria da Fazenda na quarta-feira (08).

Economista e técnico agrícola por formação, com especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar, Ortigara é servidor público da Seab desde 1978, onde ocupou as funções de pesquisador, gerente, coordenador, analista, diretor e diretor-geral até chegar ao posto de secretário, de 2011 a abril de 2018 e de janeiro de 2019 a maio de 2024.

Na ocasião, o novo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, se apresentou aos servidores. Nascido em Jaguapitã, formou-se agrônomo em 1978 pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, de Bandeirantes. Nesse mesmo ano ingressou na Acarpa, que se transformou em Emater e hoje é o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), vinculado à Seab.

Durante a carreira atuou como extensionista em Assis Chateaubriand, Toledo, Paranavaí e como gerente regional em Irati. Em 2005 concluiu o curso de mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Foi ainda presidente da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná) de 2013 a 2018 e coordenou o processo de incorporação das entidades que formam o IDR-Paraná. Natalino estava à frente do Instituto desde sua criação em 2019.

Além dos diversos postos na carreira extensionista, o novo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná ocupa desde 2023 a presidência das Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Asbraer), que coordena o sistema nacional de entidades.

Também participou do encontro o atual presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Richard Golba. Natural de Ponta Grossa e formado em Engenharia Agonômica, pela Universidade Estadual de Londrina, Golba é extensionista desde 1984, quando foi admitido pela então Acarpa (Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná). Sua experiência profissional teve início com o trabalho de extensionista rural nos municípios de Cândido de Abreu, Pitanga, Ponta Grossa e Ivaiporã. Ele também já foi chefe do Núcleo da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento) em Ivaiporã, diretor administrativo da Emater em 2011, e diretor-presidente em 2018.

Golba é pós-graduado em Manejo e Administração de Recursos Naturais, pela Universidade Federal do Paraná; Gestão de Recursos Naturais, pela Pontifícia Universidade Católica-PR; e em Gestão Pública, com ênfase em Planejamento e Avaliação de Políticas Sociais, pela Escola de Gestão da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Golba vinha atuando como coordenador estadual do Programa de Recursos Naturais e Sustentabilidade do IDR-Paraná, além de ter atuado também como gerente estadual de Integração no Instituto.