Encontro na Expoingá reúne produtores de leite para debater desafios e oportunidades do setor 12/05/2023 - 17:12

A programação da Expoingá nesta sexta-feira (12) iniciou com o Encontro de Produtores de Leite, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e outras entidades do setor. O evento debateu desafios e oportunidades para a cadeia do leite no Paraná, e contou com a presença do secretário Norberto Ortigara.

O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais. Produz aproximadamente 4,4 bilhões de litros de leite por ano. Segundo os dados mais recentes do Departamento de Economia Rural (Deral), em 2021 a produção de leite gerou R$ 9 bilhões para o estado.

Com eficiência, alta aderência dos produtores à tecnologia, cooperativismo e qualidade, a produção de leite é atividade fundamental da agropecuária paranaense.

Além de ações de assistência técnica e extensão rural nesse setor, com o Programa de Bovinocultura de Leite do IDR-Paraná, o governo estadual busca colaborar com os produtores por meio de iniciativas como o Banco do Agricultor, para equalização das taxas de juros para investimentos na propriedade; e o Leite das Crianças, que compra a produção de laticínios para destinar leite enriquecido para famílias em situação de vulnerabilidade.

ATUALIZAÇÃO DE REBANHOS - O evento também foi uma oportunidade de reforçar a importância da campanha de atualização de rebanhos, que iniciou em 1º de maio e segue até 30 de junho. A atualização é fundamental para que a vigilância sanitária saiba onde estão os animais e como eles se movimentam no Estado, ajudando a garantir a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação. O Estado optou por não impor custo ao produtor com a colocação de brinco para identificar cada animal, mas faz a exigência de que uma vez ao ano os produtores declarem seus rebanhos.

A atualização é exigida para todas as espécies de animais de produção existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda). Os produtores podem fazer de forma online pelo site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento das prefeituras ou por meio do aplicativo Paraná Agro.