Especialista argentino conversa sobre agricultura biointensiva em Curitiba 22/08/2019 - 17:20
A agricultura biointensiva, que tem entre os objetivos o alto rendimento em pouco espaço e a garantia da agrodiversidade, é o tema de bate-papo com o engenheiro argentino em Prática Agrícola Fernando Pia. O evento será realizado na próxima terça-feira (27), das 16 às 17 horas, no Auditório do Setor de Orgânicos, do Mercado Municipal de Curitiba. Tem o apoio, entre outros, do Governo do Estado do Paraná.
Com mais de 40 anos de experiência no mundo, a agricultura biointensiva é um sistema de produção de alimento de forma sustentável, garantindo sustento familiar e eventual excedente que pode ser comercializado ou distribuído. A técnica prioriza a ocupação dos espaços e recursos disponíveis na propriedade, pouco uso de água, não utilização de maquinários ou agroquímicos e adubação a partir da compostagem orgânica.
Pia é fundador e diretor do Centro de Pesquisa e Treinamento para a Agricultura Sustentável (Ciesa), que tem sede em El Bolson, na Patagônia Argentina. Ele percorre alguns países oferecendo oficinas e cursos sobre a técnica, além de trabalhar com instituições de apoio à produção rural na região de El Bolson, onde conta com a ajuda de voluntários, estudantes e estagiários.