Estado recebe visita do novo embaixador da Ucrânia no Brasil e de cônsul da Coreia do Sul 22/03/2024 - 15:11

O vice-governador Darci Piana recebeu na tarde desta quarta-feira (20) o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, no Palácio Iguaçu. É a primeira vez que ele vem ao Paraná, estado que possui a maior concentração de descendentes ucranianos do Brasil. Ele também veio conhecer de perto o programa que ajuda cientistas ucranianos a viver e trabalhar no Estado, lançado após a deflagração da guerra Rússia-Ucrânia.

Piana destacou a forte presença de ucranianos no Paraná, sobretudo em Prudentópolis, na região Centro-Sul do Estado, fruto da imigração iniciada em meados do século XIX. “Temos cerca de 600 mil ucranianos e descendentes que moram aqui e que ajudam o nosso Estado a crescer”, afirmou o vice-governador.

Durante o encontro, o embaixador convidou os membros do Governo do Estado para visitarem a Ucrânia e também se colocou à disposição para auxiliar na atração de investimentos do país para o Paraná e na facilitação das relações comerciais entre empresários paranaenses e ucranianos. “O Paraná tem apresentado um grande crescimento em diversas áreas e queremos fortalecer nossos laços, seja na economia, na educação e na ciência”, explicou Melnyk.

Piana também recebeu o cônsul-geral da Coreia em São Paulo, Insang Hwang. A reunião teve como foco o potencial da produção de suínos do Estado, segundo principal produtor do País, e dá sequência a uma série de encontros com o país asiático. No ano passado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior liderou uma missão comercial ao país para abertura do mercado de exportação.

“O encontro gera mais uma oportunidade para que novas empresas coreanas possam investir no Paraná e para o Estado possa oferecer carne suína àquele mercado”, afirmou o vice-governador.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, endossou que o Estado tem qualidade reconhecida internacionalmente. O Paraná já tem mais de 20% do mercado de suínos do Brasil, com perspectivas de chegar ao primeiro lugar após a inauguração da maior indústria de suínos da América Latina, da Frimesa, em Assis Chateaubriand, e novos investimentos das cooperativas.

“Nós já fomos à Coreia do Sul ver os aspectos sanitários do ingresso da carne de porco. Somos grandes parceiros na exportação de carne de frango, sendo o maior exportador para o país, e queremos ampliar esse mercado”, disse.

Na área econômica, a reunião também destacou o recente acordo firmado com a empresa sul-coreana LG para instalação de uma fábrica em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS