Evento online vai debater financiamento para cooperativas da agricultura familiar 23/09/2020 - 15:00

O Programa Estadual de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar (Coopera Paraná) promove mais uma reunião online para debater o financiamento e o crédito rural para as cooperativas deste segmento. O webinar Desafios do Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná acontece na sexta-feira (25), das 14h às 16h, e será transmitido ao vivo pelo Youtube (https://youtu.be/KZicf2dhA-8).

Será a segunda reunião online de debates, uma oportunidade para os interessados se informarem sobre esse tema importante para o desenvolvimento e sustentação do cooperativismo da agricultura familiar.

Uma das palestras programadas tratará do Papel e Importância dos Agentes Financeiros nas Políticas de Crédito para as Cooperativas da Agricultura Familiar, com Adnan Francisco Kielb, diretor administrativo da Cresol/Baser, e Carmem Truite, gerente adjunta de Operações de Convênios e Produtores Rurais do BRDE.      

O evento também vai abordar o tema Análise e Perspectivas do Crédito Rural para as Cooperativas da Agricultura Familiar, com Valter Bianchini, representante da FAO/Região Sul no Brasil, e Alair Ferreira de Freitas, professor do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (MG).

Após as palestras haverá um painel sobre as experiências do cooperativismo da agricultura familiar. O diretor técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Rubens Ernesto Niederheitmann, e o assessor ténico da Unicafes Nacional, Alcidir Mazuti Zanco, vão falar sobre a experiência de financiamentos da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan/RS) e da Cooperativa Agroindustrial da Lapa (Coopersui/PR).

Para receber o certificado de participação os interessados devem fazer a inscrição no endereço http://45.132.242.193:8080/moodle/.