Eventos em Campo Mourão incentivam a produção orgânica e a segurança alimentar 31/08/2023 - 10:21

Iniciativas do governo estadual para incentivar a agricultura orgânica e a sustentabilidade foram apresentadas na 2ª edição da exposição Caminhos da Produção Orgânica, em Campo Mourão, organizada pelo Ministério Público do Paraná, pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento e Prefeitura Municipal.

O evento na Praça São José reuniu estudantes do colégio agrícola da região, universidades, entidades do agro e iniciativa privada para trocar experiências e informar sobre oportunidades no setor. Produtores também comercializaram seus produtos.

O Paraná lidera o ranking nacional em produtores de orgânicos certificados, com aproximadamente 4 mil. "Nós temos uma agricultura grandiosa, que é o nosso principal negócio, e não há nenhum problema em fazer agricultura convencional com práticas corretas, adequadas. Mas existe um apelo no sentido de produzirmos uma agricultura mais natural, e uma crescente procura por parte do consumidor", diz o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. O estado deve ampliar a produção para atender ao desafio de fornecer alimentação escolar 100% orgânica até 2030. "É um desafio importante. Por isso é fundamental a presença desses estudantes aqui, formando consciências mais elevadas, em torno da sustentabilidade, proteção do solo, da água, da biodiversidade", completou.

Com um estande no local, o IDR-Paraná apresentou ações como o programa Paraná Mais Orgânico e o Banco de Alimentos Comida Boa, da Ceasa Paraná. "Os eventos são uma forma de divulgar as polícias públicas para a agricultura, os trabalhos de assistência técnica e os caminhos para a certificação de produtos orgânicos", conta o gerente regional do IDR-Paraná em Campo Mourão, Jairo de Quadros. O evento também contou com a presença do diretor de Extensão Rural do IDR-Paraná, Diniz Dias de Oliveira, e participação de todo o Sistema Estadual da Agricultura.

A promotora de justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), Rosana Araújo de Sá Ribeiro, explica que  a exposição procurou demonstrar, além de pesquisas desenvolvidas por universidades e empresas, a cadeia biológica para assegurar a produção de alimentos sustentáveis. “É de extrema importância expor estas informações para conhecimento da sociedade”.

AÇÕES - Além de assistência técnica e extensão rural na área de orgânicos, o Estado auxilia produtores em programas como o Compra Direta Paraná, com a aquisição de alimentos orgânicos pelo estado com valor acima dos convencionais, e os destina à rede socioassistencial. Já o programa Coopera Paraná, que garante recursos para pequenas associações e cooperativas, tem pontuação diferenciada para iniciativas agroecológicas e sustentáveis. A Seab também elaborou um mapa colaborativo que reúne todas as feiras de produtos orgânicos no estado.

CONFERÊNCIA - As ações do Sistema Estadual de Agricultura pela saúde e sustentabilidade na alimentação continuam nesta quinta-feira (31), com a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional de Campo Mourão. Segundo o chefe do núcleo regional da Seab em Campo Mourão, João Ricardo Rissardo, a programação inclui palestra sobre erradicação da fome e garantia de direitos; composição do Coresan - Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional; e apresentação das propostas e dos delegados da Conferência Estadual, prevista para dezembro.