Feira Sabores do Paraná leva delícias do campo a Guaratuba 20/01/2011 - 16:44

Turistas que passam as férias em Guaratuba e os moradores da região vão ter a oportunidade de saborear os produtos típicos da agroindústria familiar. Será durante a Feira Sabores do Paraná que, depois de atender Matinhos, segue nesta sexta-feira (21) para Guaratuba, onde fica até o dia 30.

Esta é a segunda edição do evento no município. São 56 agroindústrias que oferecem cerca de 1.000 produtos diferenciados como geleias, patês e doces; além de embutidos e defumados; queijos, vinhos e sucos; biscoitos e bolachas caseiras; massas congeladas e sorvetes; temperos, condimentos e pimentas.

Entre os destaques, estão também os deliciosos biscoitos de amendoim produzidos no município de Umuarama; os salames e cracóvias de Morretes; os doces e compotas Vovó Lola, de Mandaguari, que vão ser lançados na feira.

Outra delícia é o queijo asiago, de origem italiana com textura aerada e casca acetinada, fabricado em Marmeleiro. De acordo com a produtora Neli Osório, seu filho que trouxe a receita da Itália, onde esteve numa viagem oficial de troca de tecnologia de alimentos.

Uma exposição de flores e artesanato rural também está na feira. De todos os expositores, 30% são da região litorânea.

Para Eder Dalla Pria, coordenador do Programa de Agroindústria Familiar – Fábrica do Agricultor, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, a expectativa é que, a exemplo Do registrado em Matinhos, cerca de 25 mil visitantes estejam em Guaratuba.

“Acreditamos nisso pelo que constatamos em Matinhos, e pelo que vimos no ano passado aqui em Guaratuba. O resultado surpreendeu tanto pelo público visitante como pelo volume de vendas”, avalia.

As feiras realizadas no litoral sempre agradam os pequenos empreendedores rurais participantes do Programa Fábrica do Agricultor. Todos têm interesse em trazer seus produtos para o litoral durante a temporada de férias. A Feira Sabores é a preferida entre eles.

“Com certeza este é um evento que possui todos os pré-requisitos necessários para ser um sucesso, o que reverterá em benefícios e bons negócios para os agricultores familiares”, destaca o coordenador do Programa. Eder Dalla Pria.

A Feira Sabores do Paraná, edição Guaratuba, é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Emater, numa parceria com a prefeitura do município.

Serviço:

Feira Sabores do Paraná – edição Guaratuba