Festa da maçã em Porto Amazonas comemora ano de safra cheia 01/03/2013 - 16:17
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou na quinta-feira do lançamento da 30ª Festa da Maçã, no município de Porto Amazonas, o quarto maior produtor da fruta no Estado. O evento acontece em pleno período de colheita da fruta no Estado que este ano deve render em torno de 60 mil toneladas da fruta, considerada uma safra cheia.O secretário disse que vai fortalecer a produção de maçã e outras frutas no Estado, pela potencialidade da fruticultura na geração de renda para os agricultores familiares e municípios. Ele se comprometeu em destinar um profissional técnico para o município assim que for concluído o concurso público do Instituto Emater, que será anunciado em breve. “Queremos ampliar o apoio técnico para que o município possa aumentar a produção de maçã e melhorar a economia com a produção”, afirmou.
Porto Amazonas se especializou na produção de maçã-gala, cuja colheita começa a se intensificar. O município é o quarto produtor estadual com área plantada de 230 hectares e produção prevista de 6,2 mil toneladas. Segundo acompanhamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, a produção de maçã no Paraná envolve cerca de 200 fruticultores e é explorada por agricultores familiares e empresários rurais e agricultores familiares, proporcionando uma renda bruta de R$ 58,2 milhões conforme o Valor Bruto da Produção Agropecuária de 2011.
PROGRAMAS - Ortigara disse que vai enquadrar o município nos programas de distribuição de calcário para aumentar a fertilização dos solos ocupados pelos pomares. Também assumiu o compromisso com a instalação de um sistema de abastecimento de água para uma comunidade carente, para que os agricultores tenham água para a lavoura, para a casa e para os animais.
Outra melhoria anunciada foi o seu empenho na formação de consórcio intermunicipal entre os municípios próximos a Porto Amazonas, para que possam ser contemplados com o envio de uma Patrulha do Campo que vai melhorar e readequar as estradas rurais, promovendo bem estar a população rural que precisa escoar a produção agrícola, se deslocar para escolas e para serviços de saúde.
Ortigara compareceu à 30ª festa da maçã acompanhado do diretor geral da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Otamir Cesar Martins, do diretor presidente do Instituto Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann, do diretor-presidente da Ceasa-PR, Luiz Gusi e do diretor da Ceasa, Eduardo Pimentel Slaviero, e do chefe do Núcleo da Secrteria em Ponta Grossa, Laertes Bianchesi.
Eles foram recepcionados pelo prefeito de Porto Amazonas, Ademir Schuhli, e do vice-prefeito Vicente Lourenço de Souza.




