Funcionários da SEAB participam de curso de capacitação na área de gestão - 29/08/2011 29/08/2011 - 11:57

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) está promovendo o curso Sistemas de Informação Geográfica e Uso de Softwares para Gestão de Projetos, que capacita os funcionários a sistematizar e organizar melhor as informações de todas as ações realizadas pela pasta. O objetivo é melhorar a comunicação e, no futuro, subsidiar um banco de dados que facilite a gestão de qualidade aos clientes internos e externos, através de uma ferramenta que mostre à sociedade todo o trabalho realizado pela Secretaria.

A intenção é desenvolver uma política de informação e de união dos sistemas corporativos da Secretaria. No cruzamento entre as informações geradas pelos departamentos técnicos e a apresentação das ações executadas pela SEAB, será possível avaliar se os resultados obtidos em determinadas localidades são favoráveis, e/ou identificar onde podem ser melhorados.

Inicialmente, estão participando do curso os servidores que atuam na gestão da sede da Secretaria em Curitiba. Posteriormente será levado aos núcleos regionais. Participam os assessores da direção geral, secretarias do gabinete do secretário e da direção geral, um técnico do Grupo de Planejamento Setorial, três técnicos do Núcleo de Informática e um técnico de administração do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro).

O curso é ministrado em 18 horas, distribuídas em dias alternados, onde os funcionários devem apresentar informações sobre o que realizam no dia a dia. Assim, o método e os sistemas de informação são construídos com o auxílio dos técnicos. De acordo com o coordenador do curso, Erich Schaitza, a organização das informações é o caminho mais curto para a justiça social na busca por resultados claros e transparentes.

Geralmente as informações mais importantes geradas no cotidiano da Secretária são perdidas em função da rotina do trabalho, e os funcionários não percebem a importância delas para um mapeamento que dê mais consistência à tomada de decisões do órgão.

O curso inicia com caráter motivacional, com os funcionários identificando as possibilidades de oferta de informações de qualidade ao público interno ou externo. A intenção é demonstrar que no trabalho de cada um há possibilidades de organizar a informação de forma diferente, e que deve haver comunicação entre os vários departamentos e assessorias, além de metodologia que soma e potencializa as informações.

O curso está sendo realizado com o apoio do Instituto Emater, que autorizou o uso de suas estruturas de treinamento equipadas com computadores com sistemas Linus e Windows, comunicação Wi-Fi e Data Show.