Governo reforça apoio à agricultura familiar na região de Maringá 11/05/2023 - 17:10

O apoio do governo estadual está fomentando a produção da agricultura familiar em municípios do Noroeste. Alguns empreendimentos que estão se desenvolvendo com projetos e recursos oferecidos pelo Sistema Estadual de Agricultura foram visitados nesta quinta-feira (11) pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, acompanhou as visitas, que tiveram a coordenação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná).

Em Marialva, a comitiva participou da inauguração de um novo espaço na sede da cooperativa Comafrut, viabilizado com recursos do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná (Coopera Paraná), e conheceu um projeto de turismo pedagógico na propriedade da família Tamura, que produz especialmente morangos e uvas. A propriedade faz parte do projeto Caminhos da Uva, que é coordenado pelo IDR-Paraná, e tem como objetivo levar turistas a visitarem localidades de produção.

A primeira-dama destacou a relevância de projetos com essa natureza, que possibilitam inclusive que crianças tenham mais contato com o campo e aprendam as práticas agrícolas em visitas guiadas nas propriedades. “Isso é muito importante para o nosso estado”, ressaltou Luciana. A comitiva também visitou a produção do café Bela Esperança, em Mandaguari.

COOPERATIVISMO - Os recursos de dois editais do Coopera Paraná destinados à Comafrut somam aproximadamente R$ 780 mil, e possibilitaram a aquisição de equipamentos para a agroindústria, além de veículo com baú refrigerado e usina fotovoltaica e impressora.

“Parabéns aos produtores e técnicos pela visão de trabalhar em torno de um objetivo maior que é chegar ao mercado com qualidade e preço competitivo”, disse o secretário Norberto Ortigara.

Segundo o secretário, há possibilidade de, em breve, ser lançado edital para nova edição do programa Coopera Paraná. Ortigara também mencionou o Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis), que tem como eixos o incentivo à produção de uvas, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria.

“São mecanismos que estamos aperfeiçoando para possibilitar mais investimentos e agregar valor à agricultura familiar”, acentuou.

PESQUISA E EXTENSÃO - Além das ações de extensão rural que viabilizam soluções para as propriedades, o trabalho do IDR-Paraná para fomentar a fruticultura envolve pesquisas. “Temos três estações de pesquisa na área da fruticultura. Esses espaços são para melhorar a vida do produtor rural”, afirmou o presidente do Instituto, Natalino Avance de Souza.

Segundo Souza, a contratação de novos servidores para o IDR-Paraná, por meio do concurso que já foi autorizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, é mais um reforço para a fruticultura e para a olericultura, atendendo em especial a agricultura familiar.

O presidente da Comafrut, Nelson Ricieri, agradeceu o apoio do governo estadual e falou sobre novos planos para a cooperativa, entre eles abrir uma loja para vender produtos da agricultura familiar como sucos e vinhos. “A uva de Marialva já tem Indicação Geográfica, o que valoriza o nosso produto e estamos buscando novas variedades”, salientou.

As visitas técnicas contaram também com a presença do prefeito de Marialva, Victor Martini.