Lapa recebe caminhão para melhorar trafegabilidade de estradas rurais 01/06/2021 - 16:41

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, realizou nesta terça-feira (01) a entrega oficial  de um caminhão basculante no valor de R$ 500 mil para o município da Lapa, com recursos de emenda parlamentar. O benefício é resultado de um convênio celebrado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Seab, com operacionalização do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro).

Segundo Ortigara, o veículo vai cooperar com os trabalhos de manutenção, conservação e adequação de estradas rurais. “É uma contribuição para a boa trafegabilidade, para reduzir custos e aumentar a renda dos produtores”, diz.

Participaram da entrega o deputado estadual Hussein Bakri e o prefeito da Lapa, Diego Ribas. “Esse caminhão vem em muito boa hora, pois será utilizado na manutenção e adequação das estradas rurais do nosso município”, disse o prefeito. O deputado destacou a vocação agrícola da Lapa e a atenção do governo estadual para a região.

EMENDAS - De acordo com o chefe do Deagro, Márcio da Silva, serão beneficiados 89 municípios somente com o convênio de 2019. Foram adquiridos, até o momento, 16 caminhões basculantes e 13 mini-carregadeiras.  Além disso, está em fase de licitação a aquisição de mais seis escavadeiras hidráulicas, uma moto-niveladora, 12 pás-carregadeiras, 36 retroescavadeiras e cinco rolos compactadores, envolvendo recursos de aproximadamente R$33.954.169,15, sendo R$ 33.122.281 oriundos do Governo Federal e  R$ 831.888,15 da Secretaria.  No total de recursos de emendas,  considerando o período de 2017 a 2019, a Seab estima a aplicação de aproximadamente R$ 150 milhões em 2021.