Na comemoração dos 80 anos, a Seab apresenta seus servidores. Veja quem faz o Departamento de Economia Rural em Curitiba 17/07/2024 - 11:48

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná comemora em 2024 os 80 anos do Decreto-Lei 251, de 18 de setembro de 1944, que criou a Secretaria de Estado de Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, marcando o início da atual Seab.

Esse decreto conferiu à Agricultura um papel central na estrutura governamental, rompendo com práticas anteriores de vinculação secundária.

Como homenagem, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento apresenta os seus servidores.

O Departamento de Economia Rural (Deral), com 15 servidores na sede em Curitiba, é responsável por gerar dados agropecuários oficiais no Paraná, bem como analisar e acompanhar o desempenho de diversas cadeias de importância no Estado e, a partir dessas análises, propor políticas públicas. Fazem parte da estrutura a Divisão de Estatísticas Básicas, a Divisão de Conjuntura Agropecuária e a Divisão de Planejamento Agrícola.

Sob sua gestão ficam o levantamento do Valor Bruto de Produção (VBP), que tem importância inclusive na alíquota do Fundo de Participação dos Municípios, a atualização anual do preço de terras, a pesquisa sobre o custo de produção e a apuração da estimativa de safra. É esse departamento que também fornece análise sobre plantio, colheita e desenvolvimento das diversas atividades agropecuárias no Paraná.

O Departamento de Economia Rural foi instituído como uma das atividades-meio da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura pelo Decreto 12.603, em 14 de agosto de 1963, juntamente com o Departamento de Assistência ao Cooperativismo, a Diretoria de Administração, o Fundo de Equipamento Agropecuário e o Instituto de Defesa do Patrimônio Natural.  

De sua estrutura original faziam parte: Diretoria; Serviço Administrativo; Serviço de Organização Rural; Divisão de Estudos Econômicos, com Seção de Política Agropecuária, Seção de Mercados e Preços e Seção de Previsão e Estatística da Produção; e Divisão de Classificação e Padronização, com Seção de Produtos Agrícolas, Seção de Produtos de Origem Animal e Seção de Produtos Industrializados e do Comércio Agropecuário.

Atualmente fazem parte do Deral: Roberto Carlos Andrade e Silva, Francisco Simioni, Maria Clara Biazoto, Maria Heloísa, Talita Mikus, Gianna Maria Cirio, Marcelo Garrido, Carlos Hugo Godinho, Fernanda Marie Yonamini, Larissa Nahirny Alves, Edmar Gervásio, Priscila Cavalheiro Marcenovicz, Paulo Andrade, Eliane Mara Rebelo e Thiago De Marchi da Silva.