Na comemoração dos 80 anos, a Seab apresenta seus servidores. Veja quem faz o Departamento de Desenvolvimento Rural 20/09/2024 - 10:48
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná comemora em 2024 os 80 anos do Decreto-Lei 251, de 18 de setembro de 1944, que criou a Secretaria de Estado de Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, marcando o início da atual Seab.
Esse decreto conferiu à Agricultura um papel central na estrutura governamental, rompendo com práticas anteriores de vinculação secundária.
Como homenagem, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento apresenta os seus servidores.
O Departamento de Desenvolvimento Rural (Deagro), com 23 servidores na sede em Curitiba, é responsável por propor, elaborar e gerenciar programas e ações voltados ao desenvolvimento rural sustentável e ao incremento econômico das atividades agropecuárias geradoras de renda, melhoria da qualidade de vida do meio rural, uso adequado dos recursos naturais e desenvolvimento territorial rural.
Sob sua gestão estão os programas Coopera Paraná, Crédito Fundiário, Estradas da Integração, Fortalecimento da Agricultura Familiar, ProSolo, Revitalização da Vitivinicultura (Revitis), entre outros.
O Deagro nasceu como Departamento de Desenvolvimento Agropecuário na reestruturação da Secretaria de Estado e da Agricultura ocorrida em 31 de outubro de 2002. Ele é fruto da fusão do Departamento Operacional da Agricultura e do Abastecimento com o Departamento de Pecuária. Na estrutura da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, juntou-se ao Departamento de Economia Rural (Deral) e ao Departamento de Fiscalização (Defis).
Suas tarefas iniciais estavam concentradas no planejamento, coordenação, normatização, controle e avaliação de atividades visando melhoria da vida no meio rural. Também atuava na coordenação e execução de programas voltados ao reordenamento fundiário, agroindústrias, crédito, agricultura familiar e capacitação de produtores rurais. Sob a gerência do Deagro estavam os fundos para desenvolvimento agropecuário e a emissão de pareceres técnicos em processos de convênios e parcerias com prefeituras e iniciativa privada.
Dez anos depois, em nova regulamento da Seab, o nome Departamento de Desenvolvimento Rural foi consagrado, unindo-se ao Departamento de Economia Rural e ao Departamento de Florestas Plantadas (Deflop). Naquele período a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) já estava criada e assumiu as funções que eram do Defis.
Atualmente fazem parte do Deagro: Ademar Florentino, Ana Carolina Sanches de Angelo, Antonio Ricardo Lorenzon, Bruno Rodrigo Nowotny, Camilo de Lelis Mendes Junior, Elizabeth Beltrami Buchmann, Fatima de Lourdes Fernandes Silva, Felipe Eugênio Jauch, Georgia Caroline Thives, Jefferson Vinicius Meister, José Antonio Baena, José Luiz Raymundo, José Tárcio de Campos, Julian Martins da Silva Müller Mattos, Lucineia Menezes Rosa Meister, Luis Henrique Porto de Sampaio, Marco Antonio Gonçalves, Marcio Silva, Mariana Monteiro Kugler Batista, Mauro Cesar Wosniacki, Onaldo Chastinete Pitangueira, Ronei Luis Andretta e Soraia Luciana Yazinski.