Na comemoração dos 80 anos, a Seab apresenta seus servidores. Veja quem faz o Departamento de Florestas Plantadas 23/10/2024 - 11:02
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná comemora em 2024 os 80 anos do Decreto-Lei 251, de 18 de setembro de 1944, que criou a Secretaria de Estado de Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, marcando o início da atual Seab.
Esse decreto conferiu à Agricultura um papel central na estrutura governamental, rompendo com práticas anteriores de vinculação secundária.
Como homenagem, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) apresenta os seus servidores.
O Departamento de Florestas Plantadas (Deflop), com dois servidores na sede em Curitiba, é responsável prioritariamente por planejar, coordenar, normatizar, monitorar, controlar e avaliar as atividades relacionadas à política de florestas plantadas com finalidade socioeconômica.
O Deflop passou a figurar na estrutura da Seab em 2013. As atividades iniciais foram na elaboração de plano de apoio à plantação de seringueiras em 11 municípios do Noroeste do Estado, no auxílio à difusão e capacitação de produtores para o Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e no mapeamento de florestas plantadas.
No ano seguinte o Instituto de Florestas do Paraná assumiu as funções relacionadas às florestas plantadas. Parte da produção de pinus foi vendida no primeiro ano e o instituto trabalhou na preservação de aproximadamente 25 mil hectares de florestas nativas.
Em 2019 o Instituto de Florestas do Paraná passou a fazer parte do Instituto Água e Terra (IAT). Em consequência, o Deflop foi reativado na estrutura da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Atualmente fazem parte do Deflop: Breno Menezes de Campos e Charles Cortelini.