Na comemoração dos 80 anos, a Seab apresenta seus servidores. Veja quem faz o Núcleo Regional de Umuarama 10/09/2024 - 09:01
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná comemora em 2024 os 80 anos do Decreto-Lei 251, de 18 de setembro de 1944, que criou a Secretaria de Estado de Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, marcando o início da atual Seab.
Esse decreto conferiu à Agricultura um papel central na estrutura governamental, rompendo com práticas anteriores de vinculação secundária.
A institucionalização do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) em 1975 levou à criação dos primeiros Núcleos Regionais, descentralizando as operações e fortalecendo a coordenação das políticas públicas.
“Operando com a mesma estrutura existente na sede, inclusive com os serviços de apoio e sustentação para finanças, planejamento e administração, o Núcleo Regional foi definido como uma autêntica minisecretaria, onde a pessoa de seu chefe funciona como um representante pessoal do secretário, investido da autoridade para resolver e dar encaminhamento a todos os problemas a nível da região, só recorrendo à sede em casos de extrema necessidade”, acentuou o então governador Jayme Canet Júnior.
Atualmente são 23 núcleos. O Núcleo Regional de Umuarama, na região Noroeste do Estado, é formado por 21 municípios.
Ao apresentar os atuais servidores, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento rende homenagem não apenas a eles, mas a todos aqueles que deram sua contribuição para que a agropecuária paranaense atingisse o atual grau de excelência.
O Núcleo de Umuarama é atendido por: Ático Luiz Ferreira, Antonio Carlos Favaro, Elcio Fernandes, Gabriella Leal de Farias, José Antonio Gilio Ferla, José Antonio de Andrade Duarte, Ivane Valentim Binatti, Claudio Marconi, Sisenando Samir Furio, Daniel Gabriel de Paulo, Cid Clay Bazoti Gabarão, Nelzair Beltramello, Gilberto Luiz Viana, Roberto Carlos Machado, Ubiraí Geraldo Gomes, Ivanildo Rodrigo das Neves, Simone Aparecida Rodrigues Jorge, Marlene Soares de Almeida e Marlene Pernia de Oliveira.