Paraná Agroecológico 2014 começa terça-feira e terá seminário e congresso 23/05/2014 - 17:07

Começa nesta terça-feira (27), em Curitiba, a programação do Paraná Agroecológico 2014, promovido pelo Governo do Paraná. O evento, que será realizado no setor de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Paraná, a partir das 14 horas, prosseguirá até o dia 1º de junho, envolvendo vários setores técnicos ligados à agroecologia e diferentes públicos, entre os quais agricultores familiares, estudantes, professores, extensionistas rurais, profissionais do setor e consumidores.

Realizado pelas secretarias estaduais da Agricultura e do Abastecimento e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com a parceria das prefeituras de Curitiba e da Lapa, o encontro terá palestras, seminários, oficinas, apresentação de trabalhos científicos, visitas técnicas, todos com temas ligados à agroecologia no Estado.

“O Paraná Agroecológico é um importante avanço na discussão das ações voltadas a produção e a valorização do meio ambiente como um todo”, afirma o Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Ele destaca que o Paraná já é um importante produtor e reconhecido nacionalmente neste segmento da agroecologia. “Temos a consciência que devemos promover e apoiar ações integradas para a ampliação do sistema de produção, e a comercialização de alimentos orgânicos. Ajudamos a promover várias feiras específicas do setor, além da inclusão de alimentos orgânicos na merenda escolar. São bons exemplos que já estão em prática”, afirmou Ortigara.

O Paraná possui 380 mil propriedades rurais, sendo que 7 mil delas trabalham na produção de orgânicos.

BOAS EXPERIÊNCIAS - O engenheiro agrônomo João Carlos Zandoná, diretor presidente do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, explica que o evento é voltado a todos interessados em pesquisa, ensino e extensão em agroecologia.

“É um importante espaço para ampliar o debate neste setor. Vamos mostrar várias e boas experiências já desenvolvidas por nossos técnicos do Paraná, como trazer trabalhos feitos em outras regiões do Brasil e também de outros países”, diz João Carlos Zandoná.

LAPA - Além dos eventos em Curitiba, com as palestras e seminários, a organização do Paraná Agroecológico, que também conta com a participação da Emater Paraná, e do Instituto Agronômico do Paraná, incluiu na programação a realização, na quarta-feira (28), à partir das 8h30, de um encontro regional de agricultores em agroecologia na Lapa.

Serão feitas, também, visitas técnicas para mostrar as práticas já utilizadas nas inovações tecnológicas em agroecologia na Região Metropolitana de Curitiba. Um dos objetivos é debater a sustentabilidade da agricultura familiar com agroecologia”, explica o diretor presidente do CPRA.

CERTIFICAÇÃO - Também na quarta-feira (28), no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, em Curitiba, a partir das 13h30, terá início ao 3° Seminário do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos.

Os debates desse seminário buscam ampliar a política pública aplicada pela Secretaria de Ciência com atuação por meio de parcerias entre a Certificadora Tecpar e as instituições de ensino superior no Estado e o CPRA.

“A nossa meta e desafio é fazer a Certificação de Orgânicos gratuita, tanto junto aos agricultores e agroindústrias familiares”, explica João Carlos Zandoná.

EDUCAÇÃO E CONGRESSO - Na quinta-feira (29) a organização do Paraná Agroecológico programou dois eventos. No período da manhã, também no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, acontecerá o Seminário Paranaense de Educação em Agroecologia.

A proposta é reunir os diversos grupos ligados ao setor da educação envolvendo também a formação em agroecologia no Estado. “Temos algumas experiências já realizadas junto à Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, que pretendemos apresentar nesse seminário”, cita o diretor presidente do CPRA.

À tarde, a partir das 13h30, também no auditório do Setor de Ciências Agrárias, começará o 1º Congresso Paranaense de Agroecologia. Será feita o lançamento da Rede Paranaense de Pesquisa em Agroecologia. O congresso prosseguirá também na sexta-feira (30).

No sábado e domingo (31.05 e 01.06) acontecerá o Encontro de Consumidores, tendo como tema principal “Consumo Responsável e Agroecologia”. O encontro será realizado em áreas da tradicional Feira Orgânica que acontece semanalmente no Passeio Público, em Curitiba, e também no Mercado Municipal, onde existe um setor específico para a comercialização de produtos orgânicos.

No domingo haverá visitas técnicas às propriedades de famílias que produzem orgânicos nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Enquanto isso, no auditório do setor de orgânicos do Mercado Municipal haverá palestras técnicas, e depois um desfile mostrando a também a utilização de produtos orgânicos na confecção de roupas.

Paraná Agroecológico

2º Encontro de Relatos de Experiências em Agroecologia da Emater-PR Data: terça-feira (27)

Rua dos Funcionários, 1540, bairro Juvevê – Curitiba

Encontro Regional de Agricultores em Agroecologia