Paraná chega à marca dos 2.000 km de estradas rurais readequadas 16/05/2014 - 09:01

Com elas, o leito das estradas rurais é melhorado de acordo com técnicas conservacionistas de integração estradas e lavouras. “O Paraná todo ganha com esse trabalho, que garante mais qualidade de vida às famílias do campo e mais dinheiro no bolso do agricultor”, afirmou o governador, que esteve na comunidade de Santo Antônio para vistoriar as obras. Acompanharam o governador o prefeito de Honório Serpa, Rogério Benin; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni; o coordenador estadual do programa, Jair Vendrúsculo, prefeitos de municípios vizinhos, produtores e moradores da comunidade.
Em Honório Serpa já foi trabalhada praticamente a metade dos 22 quilômetros previsto no projeto. O município faz parte do Consórcio Região Sudoeste Pinhais, composto por Coronel Vivida, Mangueirinha, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Itapejara do Oeste, São João e Verê.
“A melhoria das estradas rurais reduz as perdas do produtor no transporte da safra, aumenta a vida útil das estradas, diminui os custos de manutenção e valoriza as propriedades rurais. Além disso, garante mais segurança e conforto aos alunos que usam o transporte escolar e preserva o meio ambiente”, ressaltou o governador.
Richa afirmou que a recuperação de estradas rurais atende a uma forte e antiga reivindicação dos produtores e moradores. “O programa Patrulhas do Campo confirma que o governo está afinado com os interesses do povo paranaense”, disse ele. "É mais um exemplo que o Paraná dá ao Brasil."
O prefeito de Honório Serpa, Rogério Benin, afirmou que 90% do escoamento da produção da região é feita por estradas rurais. “Com o trabalho e a qualidade dessa estrada, hoje, garantimos mais agilidade e menos desperdício no transporte dos produtos. Os produtores ganham, as famílias do campo têm mais conforto e qualidade de vida”, afirmou ele.
CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS - As obras nas estradas rurais são executadas pelos municípios, organizados em consórcios, com os equipamentos repassados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística e assessoramento técnico da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário (Codapar).
Cada Patrulha do Campo é formada por um conjunto de equipamentos, como escavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, pá carregadeira, caminhão comboio com operador, carreta para transporte de maquinário, uma caminhonete e cinco caminhões basculantes. A Codapar capacita operadores de máquinas, motoristas e técnicos disponibilizados pelas prefeituras, elabora os projetos de estradas rurais e apoia a formação e gestão de consórcios intermunicipais.
“Temos o desafio comum de ajudar os municípios a conservar as estradas rurais e manter seu bom uso para o tráfego do escoamento de safras, permitindo acesso às escolas e postos de saúde e o desenvolvimento dos municípios”, afirmou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
De acordo com o coordenador do programa, Jair Vendrúsculo, o diferencial é a qualidade do trabalho das atuais Patrulhas do Campo. “Cerca de 100 operadores e técnicos estão sendo capacitados para aprender a fazer uma estrada que tenha durabilidade e qualidade. Esses trabalhadores continuarão trabalhando com eficácia pelos próximos anos”, afirmou ele.
O programa propõe um sistema de gestão de estradas rurais com base em estudo de reestruturação e manutenção das vias. A Codapar capacita os agentes em manejo de estradas rurais (operadores de máquinas, motoristas e técnicos disponibilizados pelas prefeituras), elabora os projetos de estradas rurais e apoia a formação e gestão de consórcios intermunicipais.
MAIS INVESTIMENTOS - Em Honório Serpa, estão em execução o recape asfáltico de diversas vias urbanas. Os investimentos são a fundo perdido através do Plano de Ação aos Municípios (PAM), no valor de aproximadamente R$350 mil. Para o município, também foi anunciada a aquisição de uma retroescavadeira, que será utilizada na construção de açudes em propriedades agrícolas da região.
Na área da infraestrutura, o município teve a recuperação de 26 km da PR-562 e revitalização e recuperação da Avenida 16 de Novembro. Estão autorizados o calçamento de 10 km na Comunidade Linha Boza e na divisa da cidade com o distrito Pinho Fleque. Na área da saúde, Honório Serpa recebeu um pronto atendimento, que já está com 50% de obra concluída; equipamentos de saúde e ambulância.
Em Segurança Pública, o município foi contemplado com um destacamento da Polícia Militar (que está com 90% de obra concluída), viaturas policiais e mais policiais que estarão trabalhando ainda neste ano. O município também teve reforma da escola estadual Elias Abraão, além de recursos para calcário e óleo diesel.
Participaram do evento com o governador os deputados Ademar Traiano e Nereu Moura.
