Paraná lança plataforma CigarrinhaWeb para reforçar combate à cigarrinha-do-milho no Show Rural 11/02/2026 - 11:59

Os produtores rurais do Paraná passam a contar com um novo aliado no enfrentamento à cigarrinha-do-milho, praga responsável por prejuízos significativos nas lavouras do cereal. A plataforma CigarrinhaWeb foi lançada nesta terça-feira (10), durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, reunindo produtores, lideranças do setor e autoridades estaduais. Entre os presentes estavam o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins e demais diretores da Seagri que acompanharam a apresentação da ferramenta ao público.

A CigarrinhaWeb centraliza informações sobre o monitoramento do inseto transmissor do complexo de enfezamentos — conjunto de doenças que compromete a produtividade, reduz a qualidade dos grãos e pode provocar o tombamento das plantas em casos mais severos. Com os dados disponíveis na plataforma, produtores e técnicos poderão planejar estratégias mais assertivas de manejo e controle, com base em um panorama confiável da distribuição e da densidade populacional da praga no Estado. O sistema também reúne série histórica de dados, formando uma base consistente para pesquisas futuras.

“Esse trabalho é fruto de uma grande parceria entre instituições. Como produtor rural, conheço os desafios do campo e os danos causados pela cigarrinha. Por isso, tenho certeza de que essa ferramenta vem para somar. Será muito importante para a agricultura do Paraná. ”, disse Marcio Nunes.

A iniciativa posiciona o Paraná entre os estados com ações estruturadas de monitoramento de uma das principais ameaças à cultura do milho. A ferramenta é resultado do trabalho da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada – Complexo de Enfezamento do Milho (Rede CEM), formada pelo Sistema FAEP, Fundação Araucária, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

“Essa ferramenta vai ajudar o setor produtivo não só do Paraná, mas do Brasil, pois combate um dos principais problemas na produção do milho: a cigarrinha”, afirma Nelson Bona. “A cigarrinha faz com que o produtor gaste muito dinheiro, muitas vezes sem ser eficaz. Essa plataforma vai permitir aumentar a produtividade para a atividade mais importante do Paraná. Essa entrega é um avanço no campo”, complementa Avance de Souza.

O site disponibiliza um mapa interativo com a localização das armadilhas adesivas instaladas nas diversas regiões do Paraná e o número de insetos capturados em cada ponto, com atualizações semanais. Além de ampliar a transparência, a plataforma torna públicos dados que antes permaneciam restritos a produtores ou instituições, fortalecendo a tomada de decisão no campo.