Parceria entre a Seab e o Museu Campos Gerais disponibiliza acervo digital do Jornal Seagri 20/02/2024 - 17:59

O Jornal Seagri, periódico impresso produzido pelo setor de Comunicação da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) entre 1978 e 1982, agora está disponível ao público para consulta online. Uma parceria entre a Seab e o Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), permitiu a digitalização do material. Os impressos foram recuperados no processo de desativação da biblioteca da Secretaria e encaminhados ao Museu em 2022 para digitalização dos exemplares, em parceria com o núcleo de Comunicação da Seab e com apoio do Mestrado em Jornalismo da UEPG. Em 2023, o material foi publicado por meio do projeto Memórias Digitais.

Essa iniciativa faz parte das ações dos 80 anos do Decreto-Lei 251, de 18 de setembro de 1944, que criou a Secretaria de Estado de Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, hoje, Seab. O foi um marco por colocar o setor agrícola como protagonista no nome da instituição. Uma série de publicações especiais será divulgada ao longo de 2024 para marcar a data.

O Jornal Seagri começou a circular mensalmente em janeiro de 1978, na gestão do governador Jayme Canet Júnior e do secretário de estado da Agricultura Paulo Carneiro. O objetivo era manter um órgão de comunicação oficial do Sistema Estadual da Agricultura do Paraná, divulgando informações sobre extensão rural e assistência técnica, pesquisa agropecuária, programas de governo, além de abrir espaço para a valorização dos servidores e noticiar a agenda de atores políticos estaduais. A tiragem chegou a 15 mil exemplares.

A ideia da criação do periódico partiu do antigo Centro de Comunicação (Cecom) da Seab, com informações produzidas pela assessoria de imprensa e pelos comunicadores atuantes dos Núcleos Regionais, jornalistas das unidades vinculadas da época (Emater, Iapar, Café do Paraná, Claspar, Copasa), além de artigos técnicos. Impresso na Imprensa Oficial do Estado do Paraná, o standard com média de 12 páginas era distribuído a agricultores de todo o estado pelos Núcleos Regionais.

Os sete volumes encadernados reúnem grande parte da publicação, com poucas edições faltantes. O acervo digitalizado inclui ainda exemplares de um suplemento de comunicação interna, que trazia perfis, fotografias e notícias de interesse mais restrito aos servidores públicos do setor. Disponibilizar os exemplares digitalizados facilita a consulta de técnicos, estudantes e pesquisadores da história da agricultura e da Comunicação Pública no Paraná.

EQUIPE - Nos cinco anos em que o Jornal Seagri e o Seagri Comunicação Interna estiveram ativos a redação contou com dezenas de profissionais que se distribuíam entre a sede em Curitiba e as diversas regionais, onde ficavam os correspondentes. Muitos estavam diretamente ligados ao Centro de Comunicação da Seab e outros eram colaboradores em algumas das edições. O expediente do jornal durante os anos em que esteve ativo apresentou os seguintes nomes em diversas funções:

Alfredo Isfer Filho
Altamiro Souza