Patrocinadores de concurso de café recebem lotes de produção premiada 19/05/2015 - 08:50

Nas comemorações dos 59 anos da Extensão Rural no Paraná, o secretario da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara entregou nesta segunda-feira (18) os lotes dos cafés campeões da 12ª edição do concurso Café Qualidade Paraná aos patrocinadores da competição. A solenidade aconteceu na sede do Instituto Emater, em Curitiba. Participou o diretor presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann,
As amostras de café são o resultado da análise da produção de 150 concorrentes que iniciaram a disputa em seletivas realizadas nas 10 regiões produtoras do Paraná. O vencedor de cada uma das categorias do concurso (cereja descascado, natural e microlote) teve seu lote encaminhado para representar o Paraná no concurso nacional, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Além disso, os lotes até o quinto lugar foram adquiridos pelos patrocinadores do concurso por um preço 25% superior à cotação registrada na Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM&F), em 30 de outubro de 2014. Sobre esse valor ainda incidiu um porcentual definido pela comissão organizadora para cada lote.

Cada um dos patrocinadores recebeu 1000 pacotes, de 250g cada, de uma edição exclusiva, limitada e única que foi industrializada e empacotada pela Cocamar. Essa produção será usada para divulgar a marca Café Qualidade Paraná.

O secretário Norberto Ortigara destacou a importância do concurso ao afirmar que o certame é um método para estimular e fortalecer todos os elos da cadeia do café. “É uma forma de reconhecer a qualidade da produção paranaense, estimular o consumo de café de qualidade e que o consumidor pague por ela”, ressaltou. O secretário também destacou o papel dos técnicos que articulam e organizam os produtores, usando o concurso como uma ferramenta para que novas técnicas sejam adotadas para melhorar a qualidade do café e valorizar a produção paranaense.

Na solenidade estiveram presentes os representantes dos patrocinadores do concurso: Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Itaipu Binacional, Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sociedade Rural do Paraná (SRP).

O Concurso Café Qualidade Paraná é promovido pela Câmara Setorial de Café e Secretaria de Agricultura e Abastecimento (por meio das vinculadas Iapar e Emater-PR), com o apoio da Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina, do Consórcio Pesquisa Café, Cocari, Cooperativa Integrada, Coopacol, Cocamar, Codapar, indústrias torrefadoras e empresas ligadas ao setor no Estado.

O concurso deste ano foi lançado durante a 55ª Exposição Agropecuária e industrial de Londrina, em abril deste ano, e o resultado da competição será conhecido no dia 29 de outubro, em Mandaguari. Neste ano, além da garantia de compra pelos patrocinadores, a Prefeitura de Mandaguari ainda vai destinar R$ 30 mil em prêmios que serão distribuídos entre os vencedores do concurso, conforme o o critério da comissão organizadora estadual.