Patrulhas do Campo recuperam 3 mil quilômetros de estradas 09/10/2014 - 14:25

foto/arquivoA melhoria das condições das estradas rurais paranaenses faz parte do Programa Estradas da Integração, instituído em 2012. A execução é feita pelas secretarias de Estado da Infraestrutura e Logística e da Agricultura e do Abastecimento.

O secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, diz que o objetivo é contribuir para que produtores rurais tenham transporte seguro de insumos e safras agrícolas e também para que as comunidades rurais possam ter suas necessidades básicas atendidas, especialmente no que se refere à saúde, transporte escolar, lazer e abastecimento.

O Programa Estradas da Integração ainda envolve o trabalho de adequação e melhorias de estradas rurais do Paraná, por meio da Patrulha do Campo, realizado pelo Governo do Estado em parceria com consórcios municipais.

Até o último mês de agosto, a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), que coordena o projeto, computava mais de 200 municípios integrados em 20 consórcios que receberam as primeiras 30 patrulhas, compostas por escavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, pá carregadeira, caminhão comboio com operador, carreta para transporte de maquinário, uma caminhonete e cinco caminhões basculantes.

Foram adequados cerca de 3.000 quilômetros de estradas, beneficiando mais de 350 mil pessoas, entre agricultores, alunos e moradores da área rural. Também foram capacidades 1.140 técnicos e operadores de máquinas para a execução do serviço.