Produshow 2023 reúne tecnologia e novas cultivares em Pitanga 19/01/2023 - 17:18

Os meses iniciais do ano marcam o plantio de produtos da safra de verão paranaense, mas também é o momento de mostrar para os agropecuaristas as novidades em termos de cultivares, de modernidade tecnológica e de avanços no setor em feiras e exposições. É o que acontece desde quarta-feira (18) e se estende até esta sexta-feira (20) em Pitanga, na região central do Estado, com a Produshow, organizada pela empresa Producerta.

“São eventos que calibram o futuro, e se calibrarmos bem o futuro teremos alto desempenho e bom resultado, que fazem o Paraná ser grande e diversificado na produção de alimentos”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Ele visitou o parque de exposição nesta quinta-feira (19). “Eventos como esse movimentam a economia, dão oportunidade à reciclagem a céu aberto, acompanham as inovações, os agricultores têm oportunidade de bater papo, interagir com pesquisadores, e com supridores. São muito produtivos”.

A tecnologia também é parte importante do evento. “A inovação já pensa no ciclo 2023/24, que começa daqui a poucos meses. É a vida se renovando e os empresários acreditando no sucesso do agro brasileiro”, afirmou o secretário. “O resultado prático da produção tem 75% explicados pelo conhecimento e não mais pela força bruta ou solos imperfeitos. É assim que estamos conquistando uma fatia importante do mercado mundial, e com perspectivas de aumentar”.

Com o tema Somos o Agro que Alimenta e Cuida, a Produshow 2023 tem 75 empresas participantes. Elas apresentam cultivares de soja, milho e feijão, além de mostrar animais e realizar exposição de maquinários, implementos e veículos. Somente de soja, há 46 cultivares diferentes expostas no campo de experimentação da Unidade de Cereais da empresa.

“A proposta é mostrar o que tem de disponível e aplicável à nossa região", destacou um dos sócios-proprietários da Producerta, Luiz Carlos Zampier. “Também mostramos a pujança do nosso agronegócio. É um show de tecnologia da produção”.

Estado participa de evento da Cocamar que amplia discussões sobre sustentabilidade no campo

Também participaram da comitiva de técnicos do Estado o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, e servidores dos órgãos do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) e das regionais de Pitanga e Ivaiporã.

GALERIA DE IMAGENS