Produtores de Mariópolis recebem recursos do Estado para ampliar industrialização da uva 10/11/2022 - 18:28

A Cooperativa Vinícola São Francisco de Sales (Coopersales), de Mariópolis, no Sudoeste do Paraná, conseguiu dar um salto de qualidade nos vinhos com o auxílio do Governo do Estado, por meio do Coopera Paraná. Agora planeja elevar o patamar dos sucos de uva, com recursos de novo projeto dentro do mesmo programa.

A cooperativa agrega 48 famílias de produtores de uva. Juntas, elas produziram 1,2 milhão de toneladas da fruta em 2021, das variedades bordô e niágara branca e rosada.

“O Coopera Paraná deu uma alavancada na nossa cooperativa e na vinícola”, afirmou o presidente da Coopersales, Waldir Fabbris. “O nosso vinho, pela falta de equipamentos, não estava saindo com qualidade boa, mas nós estamos conseguindo uma qualidade excelente por causa da vinda de filtros melhores, de equipamentos melhores, fomos agregando isso para aprimorar a qualidade do vinho”.

No primeiro edital, lançado em 2019, foram liberados cerca de R$ 396 mil. Com isso, foi possível fabricar 80 mil litros de vinho. A Coopersales também foi contemplada no edital de 2021. Foram quase R$ 404 mil destinados para a ampliação da fábrica de sucos. “Com o aumento na capacidade podemos entregar para a merenda escolar e participar do mercado de sucos”, disse Fabbris.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, visitou as instalações da cooperativa para conhecer e acompanhar a aplicação dos recursos. Ele acentuou que o governo estadual tem compromisso de, a partir do próximo ano, potencializar as pequenas agroindústrias.

“Queremos incentivar muito, mas muito mesmo, esse modelo de pequena agroindústria, seja de vegetais, seja de produtos derivados de animais. É um desafio importante que certamente vai contribuir muito para dar uma densidade econômica maior para a economia do Paraná”, destacou.

REVITIS – Os produtores de uva do município, de forma geral, também serão beneficiados com ajuda pelo Programa de Revitalização da Viticultura (Revitis). O Estado liberou cerca de R$ 750 mil do programa para o município de Mariópolis.

De acordo com o prefeito Mário Eduardo Paulek, serão beneficiadas 34 famílias com infraestrutura e mudas para iniciar ou renovar os parreirais. “É um programa fundamental para revitalizar a produção do município e para fazer com que os filhos permaneçam nas propriedades”, disse.

Mariópolis tem 58 hectares com uvas viníferas e 7 hectares com uvas de mesa. De acordo com o Valor Bruto da Produção (VBP), o faturamento do setor foi de R$ 4.087.000,00 no ano de 2021.