Produtores protegem água e solo com apoio do Governo do Estado 22/06/2016 - 12:27

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento liberou R$ 209 mil para ações de manejo de solos e proteção de água na microbacia do Rio do Lontra, no município de Salto do Lontra, no Sudoeste do Paraná. As ações começaram nesta semana e deverão beneficiar 120 famílias de pequenos produtores de leite e grãos.

Nessa microbacia, a busca pelo desenvolvimento sustentável e o aumento da produtividade motiva os produtores a se engajar nas boas práticas agrícolas que visam proteger de solos e água. As práticas são preconizadas pelo programa de microbacias, financiado com recursos do Governo do Paraná e do Banco Mundial, além de contrapartida municipal.

As ações visam “fechar” o ciclo de produção sustentável de leite e grãos, com o tratamento correto dos dejetos de animais e a devolução da matéria orgânica tratada em forma de biofertilizante para as lavouras e pastagens.

As ações incluem terraços de base larga para evitar o escorrimento da água rumo ao rio, que leva camada fértil do solo. Também serão construídas 15 esterqueiras nas propriedades, uma espécie de lagoa para o destino e tratamento correto dos dejetos dos animais. As esterqueiras vão tratar os resíduos para reduzir a contaminação do manancial.

Os produtores terão acesso também ao uso coletivo de equipamentos como homogeinizador e distribuidor, que fará a mistura da matéria orgânica para fermentar adequadamente e depois voltar no sistema de fertirrigação para as pastagens e lavouras de grãos. “Com o uso de matéria orgânica na forma de fertilizante, o produtor aumenta a produtividade do rebanho e das lavouras e gasta menos com a compra de insumos”, disse o gerente regional da Emater Valdir Koch.

Os produtores estão recebendo apoio na concessão de horas/máquina de trator de esteira e pá carregadeira para a construção dos terraços e nas esterqueiras. Osni Rodrigues de Oliveira está satisfeito com as obras em sua propriedade e até complementa os investimentos em horas máquina com recursos próprios, para ampliar ainda mais os benefícios.

Ainda estão programadas ações para proteção de nascentes e mananciais expostos a animais, uma vez que foram identificadas algumas áreas degradadas pela falta de conservação das matas ciliares. Foi prevista a construção de cercas para proteção dos cursos d'água, bem como a captação e armazenamento desta água, para elevá-la até locais que evitem a invasão dos animais.

Com isso, reduz-se a degradação causada pelo assoreamento e pisoteio, que também prejudicam a disponibilidade de água e qualidade e quantidade, explicou o engenherio agrônomo Vinicius Deotan Coletti, que é chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura em Dois Vizinhos.

As ações executadas foram escolhidas pelas famílias beneficiadas e pela comunidade de Salto do Lontra em consulta pública e reuniões de planejamento. As obras são executadas pela equipe da prefeitura municipal e da Emater.

O prefeito de Salto do Lontra, Maurício Baú, o chefe do núcleo da Secretaria da Agricultura em Dois Vizinhos, Vinícius Deotan Coletti, o gerente regional, Valdir Koch, e o técnico local do Emater, Matheus Ribeiro, visitaram o local para verificar o andamento da execução das ações planejadas na microbacia. Eles observaram as mudanças que estão acontecendo e que vão provocar impacto em todas as atividades realizadas na microbacia.

Segundo Coletti, a melhoria da consciência social favorece a realização de ações necessárias para melhorar as condições e a preservação da microbacia do Rio Lontra.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr