Programa Patrulheiros da Sustentabilidade vira tema de festa de aniversário e simboliza orgulho, legado familiar e capacitação no campo 07/01/2026 - 14:49

Em Chopinzinho, no Sudoeste do Estado, quando o operador de motoniveladora e escavadeira, Vagner Dal´Olmo, resolveu celebrar seu aniversário usando como tema os Patrulheiros da Sustentabilidade, programa de capacitação do Governo do Paraná, a escolha chamou a atenção pela originalidade e significado: um elo que uniu história familiar, reconhecimento profissional e compromisso com o meio ambiente. “É uma homenagem ao meu pai, que era operador de máquina e com quem conheci a profissão, e também gratidão por aprender coisas novas nesse treinamento, e à Prefeitura por acreditar no meu trabalho”, disse Vagner, emocionado.

Ele foi um dos três mil operadores de máquinas escolhidos para a capacitação e que também participou do lançamento do programa, num grande evento com a presença do governador Ratinho Júnior, que lotou o Teatro Guaíra, em Curitiba. Márcio Nunes, secretário de Abastecimento e Agricultura do Paraná (Seab), destacou que o Patrulheiros faz parte de um programa maior do Governo do Estado, o Estrada Boa, e é único no país. “Muitos Estados compram máquinas e as repassam aos municípios, mas treinar, capacitar e organizar a figura mais importante do processo, que é o operador, só o Paraná faz”, observou.

Para Vagner, que se identificou de imediato com os princípios do programa, o aprendizado vai além da técnica e reflete valores herdados do pai, que é referência profissional em sua trajetória. “Meu pai se sentiu orgulhoso de mim, porque desde criança eu tinha esse sonho de me tornar como ele, um grande operador que trabalha com todas as máquinas”, contou Vagner.

Atuando diariamente com maquinário pesado, Vagner destaca que o conhecimento adquirido na capacitação contribui para um trabalho mais eficiente e alinhado às boas práticas ambientais, especialmente em atividades que impactam diretamente no solo e na paisagem rural. O reconhecimento da gestão municipal, segundo ele, reforça a responsabilidade de zelar pelos equipamentos e prestar um serviço de qualidade à comunidade. “Sou grato ao Governo do Estado e à Prefeitura pela oportunidade de fazer esse treinamento e de mostrar um pouco do meu trabalho também”.

Patrulheiros da Sustentabilidade - Lançado em dezembro de 2025 e coordenado pela Seab, o programa tem como objetivo capacitar operadores de máquinas pesadas em todos os municípios paranaenses. O foco é ensinar técnicas de manejo modernas que previnem a erosão e conservam a água, as matas ciliares e o solo nas áreas rurais, enquanto fazem melhoramentos nas estradas do campo.

A formação, com 80 horas de duração, é ministrada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e integra uma ação conjunta do Sistema Estadual da Agricultura (Seagri), Fundação Araucária, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Maringá (Fadec-UEM).

Além do treinamento, os operadores recebem uniformes e equipamentos de proteção individuais padronizados e também vão atuar em propriedade rurais, com terraplanagem, confinamento e piscicultura, entre outros trabalhos, tudo isso preservando o meio ambiente e dando apoio aos produtores.