Rio Branco do Sul vai construir Armazém da Família com aporte de R$ 1,3 milhão do Estado 16/02/2024 - 15:22

O município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, deu início nesta sexta-feira (09) à construção de seu Armazém da Família, que está instalado na área central da cidade e atenderá pelo menos seis mil pessoas com renda familiar baixa. O Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), apoiou o empreendimento com R$ 1,3 milhão, enquanto o município participou com R$ 78,1 mil.

“Esta é uma parceria muito importante porque tem a preocupação de levar dignidade para uma parcela da população que lamentavelmente tem dificuldade de comer um bom prato todo dia”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “Espero que seja um espaço agradável para bem receber, bem tratar, bem acolher e acima de tudo vender produtos mais baratos para a população que mais precisa”.

O Armazém da Família é um programa de segurança alimentar e nutricional que oferece alimentos básicos e gêneros de primeira necessidade, como produtos de limpeza e higiene pessoal a preços em média até 30% mais baixos que no mercado tradicional.

“É uma das facetas, um pedaço de uma política maior de segurança alimentar e nutricional que a gente faz no Estado”, reforçou o secretário. Segundo ele, o Paraná tem se mostrado o Estado mais organizado nesse setor no Brasil. “Metade dos municípios brasileiros que tem adesão ao Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) é do Paraná”. Além disso, citou os programas Compra Direta Paraná e Mais Merenda, com três refeições diárias nas escolas estaduais.

PARCERIA - O armazém de Rio Branco do Sul terá parceria com o mesmo programa desenvolvido pela prefeitura de Curitiba, possibilitando que a compra no atacado tenha custo menor. Atualmente o programa funciona em 11 cidades da Região Metropolitana de Curitiba. A capital do Estado possui 35 lojas distribuídas em diferentes bairros, atendendo famílias com até cinco salários de renda.

De acordo com a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, o terreno onde será levantado o barracão era da prefeitura, mas só recentemente a matrícula foi regularizada. “Será o Armazém da Família mais bonito em termos de arquitetura”, afirmou. Ela acentuou que 52% dos cerca de 38 mil habitantes de Rio Branco do Sul fazem parte de cadastros sociais.

Nem todos se encaixarão nos critérios para se credenciar a esse novo benefício, mas pelo menos seis mil pessoas terão mais condições de se alimentar adequadamente. “Vamos atuar muito para entregar um produto de qualidade”, disse. O prazo para construção é de até dez meses, mas ela acredita que antes do final do ano será inaugurado.

PROVALE – O secretário da Agricultura e do Abastecimento também visitou a sede da cooperativa de crédito Cresol e da Cooperativa dos Produtores Familiares do Vale (Provale). A Provale foi fundada há 11 anos e tem 124 famílias cooperadas. Ela atende programas sociais na região, entre eles o Compra Direta Paraná.

A assinatura do contrato do programa administrado pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, da Seab, foi realizada recentemente no valor de R$ 128 mil. Na próxima semana a Provale começará a entregar os produtos de seus cooperados a cinco instituições da cidade: um hospital, uma casa lar, uma casa para dependentes químicos, além do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

PRESENÇAS - Também participaram dos atos o chefe do Núcleo Regional de Curitiba, Valdenir Veloso Neto, e o gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural – Iapar-Emater (IDR-Paraná), Orival Stolf.