Seab promove alinhamento técnico sobre convênios e programas estaduais 29/01/2026 - 18:23

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) realizou, ao longo desta sexta-feira (29), uma série de treinamentos para seus servidores com o objetivo aprimorar conhecimentos sobre a fiscalização, a análise e a preparação de convênios da secretaria. Palestras foram ministradas na sede da Seab, em Curitiba, e reuniram diretores, chefes de núcleos e servidores, encerrando um clico de encontros que começou no início da semana, com a chegada de novos servidores que passaram a integrar o Sistema Estadual de Agricultura do Paraná (Seagri). Ao todo, 324 novos profissionais passaram a atuar na Seab, na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

Pela manhã, o Núcleo de Convênios da Seab (Nuconv) fez uma apresentação sobre o Nuconv e o Controle Interno vinculado à gestão de uso do Sistema Integrado de Transferências (SIT), do Tribunal de Contas do Estado, utilizado pela Seab para o gerenciamento, acompanhamento e prestação de contas de convênios e transferências voluntárias de recursos estaduais. Os principais temas foram relacionados às atribuições dos gestores e fiscais. A troca de informações foi fundamental para entender as principais demandas e dificuldades do setor.

Para o chefe do Nuconv, Carlos Eduardo de Souza Lobo, esse momento de capacitação foi de extrema importância. “Tudo que tem relação com os convênios e fomento foi abordado. Foi uma capacitação para os gestores e fiscais, para facilitar o andamento do trabalho no dia a dia, visando uma boa execução geral de convênios. Foi muito proveitoso, com a troca de conhecimentos e aprimoramento de gestão como um todo”, explicou Lobo.

João Paulo Mendes de Almeida, responsável pela unidade de Controle Interno, ressaltou a relevância dos treinamentos, principalmente pela convivência e troca de informações. “Sem dúvida é uma ótima oportunidade. Além da palestra, do treinamento em si, uma conversa na saída, no corredor, pode resolver um problema que o servidor esteja carregando há algum tempo. Então, é forma de aproximar as demandas de suas soluções”, apontou.

No período da tarde, quem promoveu as palestras foi o Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro), seguido de uma apresentação de setor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) e de outra palestra ministrada pela coordenação do Programa Coopera Paraná, que está na reta final das inscrições.

Bruno Luis Krevoruczka, chefe do Deagro, destacou os temas abordados que trataram dos processos de gestão, acompanhamento e fiscalização dos convênios de equipamentos rodoviários, de fortalecimento da agricultura familiar e também das pavimentações de estradas rurais. “Nós conversamos com os servidores, por exemplo, sobre as minutas de ordens de serviço de fiscalização, recebemos sugestões sobre o fluxo desses documentos e da parte técnica. Foi uma oportunidade, também, de estabelecer um bom relacionamento entre todos. A gestão da secretaria aproxima as pessoas, o que se reflete na prestação de melhores serviços ao nosso agricultor”, disse Krevoruczka.

A coordenadora do Coopera Paraná, Julian Mattos, explicou que após o término das inscrições do programa, começará a fase da análise dos projetos apresentados. E foi esse o destaque para o treinamento desta sexta-feira. “Aproveitamos a presença de todos para um alinhamento do processo de análise. Foram abordados dispositivos de lei, marcos regulatórios, comissão de análise e como é a atuação dos seus membros entre outros temas. Essa padronização será fundamental para a próxima fase do Coopera Paraná, que está bastante acirrado esse ano. O objetivo é que as análises sejam técnicas, transparentes e que sigam um padrão”, destacou a Julian.

NOVOS SERVIDORES - A Seab recebeu 173 novos servidores, o IDR-Paraná 111 e a Adapar 40. O ingresso desses profissionais marca mais um avanço para o Seagri, garantindo maior presença técnica nos territórios e mais apoio para o desenvolvimento sustentável do agronegócio paranaense. Na segunda-feira (26), eles foram empossados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes. Desde a terça-feira (27), eles participaram de palestras com profissionais de vários departamentos. Além dos já citados, também houve palestras do Departamento de Economia Rural (Deral) e do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop).

A partir de agora, os servidores se dirigem para as regionais paranaenses onde irão atuar.