Seagri publica cartilha para ampliar alcance de programas para agricultura familiar 01/04/2024 - 10:24

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) está divulgando de forma online e em edição impressa uma cartilha com orientações práticas sobre os programas do Estado voltados à agricultura familiar. Os impressos serão distribuídos para produtores rurais em eventos como feiras e exposições agropecuárias, entregues a prefeituras e unidades regionais do Seagri. A edição online pode ser acessada no site da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

“Para promover um meio rural rico e uma agricultura competitiva, presente nos mercados nacional e internacional, o contato entre o governo, prefeituras, entidades representativas da agropecuária, trabalhadores do campo e parceiros da iniciativa privada é fundamental”, destaca o documento.

A cartilha Programas de Apoio à Agricultura Familiar tem exatamente essa função. Nela é possível encontrar uma descrição objetiva de programas que ajudam a ampliar a rentabilidade no meio rural, as oportunidades de negócios, o cooperativismo, a infraestrutura, a conservação do solo, o uso consciente dos recursos naturais, os cuidados com o meio ambiente e a segurança alimentar e nutricional.

O material também mostra quais são os critérios para adesão a cada um dos programas, quem está apto a participar e como fazer para se credenciar. Por fim, um QRCode possibilita consulta à página do programa no site da Seab.

PROGRAMAS - A cartilha mostra detalhes sobre as 12 linhas de financiamento do Banco do Agricultor Paranaense, que beneficia produtores por meio da equalização das taxas de juros; sobre o RenovaPR, que incentiva a instalação de fontes de energia renovável nas propriedades; o Coopera Paraná, que destina recursos para pequenas organizações da agricultura familiar; o Estradas da Integração, responsável por promover melhorias em estradas rurais; o Trator Solidário, programa para garantir acesso a financiamento com preços mais acessíveis; e o Revitis, para revitalização da viticultura do Paraná. Também tem informações sobre os programas ligados à segurança alimentar e nutricional, como Leite das Crianças, Compra Direta Paraná, Restaurantes Populares, Hortas, Cozinhas e Panificadoras Comunitárias, Centrais Públicas de Recebimento e Distribuição de Alimentos, Cozinha Escola, Feiras Livres e Banco de Alimentos.