Secretaria anuncia pavimentação em estradas rurais de Maripá 26/08/2013 - 13:29
Foram expostas mais de 55 mil mudas de 14 orquidicultores de Maripá e mais dois expositores convidados. A festa atraiu turistas do Paraguai, Argentina, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e de regiões paranaenses e a comercialização superou 50 mil plantas vendidas, o mesmo resultado obtido no ano passado.
Para Martins, a festa é uma vitória da comunidade que conta com cerca de 500 voluntários na organização. Além da exposição, a festa das orquídeas e do peixe contou também com dois eventos técnicos para os produtores. “São oportunidades que os agricultores têm para acessar novas tecnologias e conhecimento que melhoram ainda mais a atividade”, afirmou.
ESCOAMENTO – O Governo do Paraná está contribuindo com a expansão econômica do município, em função do aperfeiçoamento no cultivo do peixe e orquídeas, ao liberar a pavimentação de estradas para facilitar o escoamento da produção. Martins destacou que o calçamento com pedras irregulares começa a ser atendido no Paraná e que o governo vai ajudar os municípios a melhorar ainda mais a trafegabilidade nas estradas rurais com o programa Estradas da Integração.
O prefeito Anderson Bento Maria anunciou que a pavimentação será feita na linha Chapecó e na linha Harmonia. Além dos quatro quilômetros, que serão de responsabilidade do governo do Paraná, o prefeito quer complementar a pavimentação em mais dois quilômetros, sendo um quilômetro para cada linha, com contrapartida da comunidade local.
Bento agradeceu a sensibilidade do governador Beto Richa quanto à causa dos prefeitos que foram muito penalizados com a queda de arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios. “O governador, que já foi prefeito, sabe o que nós prefeitos estamos sofrendo e por isso eu agradeço a ajuda”, afirmou.
APOIO – A manutenção de estradas rurais é de responsabilidade dos municípios. Mas o governo do Estado está auxiliando as prefeituras com o programa Estradas da Integração, que é um conjunto de ações como o de pavimentação com pedras irregulares, que apoia os municípios com recursos financeiros para subsidiar o revestimento das estradas rurais com pedras irregulares.
Também prevê a melhoria da trafegabilidade de estradas rurais, com o repasse de recursos aos municípios para compra de óleo diesel para recuperar a trafegabilidade em trechos críticos das estradas. Outra ação do programa é o apoio aos municípios organizados em consórcios intermunicipais com o repasse de patrulhas mecanizadas para atuação em estradas rurais, conhecida como Patrulhas do Campo.
Todas as ações das Estradas da Integração são executadas em parceria entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Secretaria de Infraestrutura e Logística, Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar).
O município de Maripá foi contemplado com R$ 24 mil para compra de 10 mil litros de óleo diesel para readequação de estradas rurais e mais R$ 88 mil para compra de cerca de 700 toneladas de calcário que devem beneficiar até 70 produtores com o repasse de 10 toneladas do insumo cada um.
O diretor da Secretaria da Agricultura estava acompanhado do presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, empresa que executa e organiza os projetos de investimentos em apoio aos agricultores paranaenses.