Secretaria da Agricultura dá início à mobilização do Outubro Rosa 02/10/2023 - 13:53

Servidoras da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná, juntamente com o secretário Norberto Ortigara, deram início ao movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama e colo de útero na sede em Curitiba, conhecido como Outubro Rosa. O lema adotada é Um Elo de Prevenção e Amor.

A vestimenta cor-de-rosa lembra também o Paraná Rosa, projeto nascido em 2019 que visa levar informação, cuidado e acesso a exames de prevenção em todo o Estado. Para este ano estão previstos quatro encontros em Londrina (dia 7), Maringá (21), Foz do Iguaçu (28) e Curitiba (31 de outubro).

Além das orientações de saúde, outros 18 órgãos da administração pública estadual estarão envolvidos oferecendo mais de 40 serviços, como emissão de documentos, oferta de vagas de emprego e estágio, orientações jurídicas, agendamento para testes de DNA, entre outros.

EXAMES – A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que o exame seja realizado em mulheres entre 25 a 64 anos. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

Durante todo ano a Secretaria de Estado da Saúde oferece por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) cerca de 450 mil exames de mamografia e mais de 1.200.000 exames citopatológicos e histopatológicos de mama e colo do útero.

Dados preliminares do Sistema de Informações do Câncer (Siscan), mostram que de janeiro a julho de 2023 foram realizados no Paraná 191.029 exames de mamografia. Já com relação ao citopatológico para detecção do câncer de colo do útero, dados parciais do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) apontam que foram realizados 354.767 exames.

ESTIMATIVAS – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama na população feminina é o tipo mais frequente (excluindo câncer de pele não melanoma). São estimados 3.650 novos casos a cada ano no Paraná. Já o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais frequente. São estimados 790 casos novos casos ao ano.  

OUTUBRO ROSA – O Outubro Rosa surgiu em 1997 nos Estados Unidos e foi instituído no Paraná por meio da lei nº 16.935/2011. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e tratamento imediato, evitando mortes pela doença.