Secretaria da Agricultura discute implantação de programas em todo o Estado 02/07/2013 - 14:44

O programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacias reflete a prioridade do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável e com a biodiversidade, demonstrando a interligação entre a boa gestão do solo com a disponibilidade e qualidade da água. A Secretaria planeja cadastrar 180 microbacias para execução de ações demonstrativas.
O programa fortalece a participação popular, capacita prefeituras, dá assistência técnica e articula linhas de crédito para recuperação e manutenção das microbacias. As comunidades locais participam na elaboração de projetos e na gestão do uso de microbacias hidrográficas. Nas microbacias, serão implantados os programas da Secretaria, como o adequação de estradas rurais, aplicação de calcário, proteção de minas, Integração Lavoura Pecuária e Floresta, para que a área seja modelo de desenvolvimento sustentável.
ESTÍMULO – O Pró Rural prevê investimento de R$ 130,87 milhões, em recursos do Banco Mundial mais contrapartida do Governo do Paraná, para estimular a economia dos municípios de mais baixo IDH, a partir do meio rural. As ações de apoio estimulam a geração de renda e o aumento da qualidade de vida no campo, na região Central do Estado e no Vale do Ribeira.
A primeira fase do programa está em andamento com a regularização fundiária das propriedades, feita pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG). Os produtores ganham condições para fazer financiamentos a juros mais baixos nas instituições financeiras e investir nas lavouras.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br