Secretário apresenta políticas de governo para Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá 11/05/2023 - 15:03

As políticas de governo que podem atender o agronegócio da região de Maringá foram apresentadas pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, para o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (11) na Expoingá.

O Codem articula parcerias entre poder público, sociedade, entidades e setor privado para promover o desenvolvimento econômico sustentável.

Ortigara falou sobre a relevância do setor, em especial na região de Maringá. "Se o agro é o nosso negócio, devemos fazer de tudo para dar condições para que ele de fato se desenvolva", disse. Maringá tem Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de R$ 351,9 milhões.

Para Ortigara, programas de governo podem colaborar no enfrentamento de desafios no campo, como na geração de energia renovável ou recursos para melhorias na estrutura das propriedades. "Nosso desafio é buscar mais precisão, fazer mais e melhor com menos, mostrar que produzimos bem, com sustentabilidade, e atrair investimentos".

Na Expoingá 2023, o Codem lançou a Câmara Técnica do Agronegócio,que será coordenada pela presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo. "Isso vai ajudar a discutir eixos chave da nossa economia", disse a presidente do Codem, Jeane Nogaroli.

A reunião contou ainda com a presença do vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora. "O Brasil é muito dependente do agro, e isso faz com que a gente precise discutir o tema em conjunto".