Secretário da Agricultura destaca a qualidade
do leite paranaense na Expofrísia
28/04/2017 - 16:45

O secretario de estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou ontem (27) da abertura da Expofrísia 2017, feira promovida pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, em Carambéi, região dos Campos Gerais, onde destacou a força e o desempenho da agropecuária paranaense. “Nossa carne é forte, nosso leite é forte, estão entre os melhores do mundo e o exemplo dos produtores desta região é referência em qualidade de gado leiteiro”.

O secretário fez referência a Operação Carne Fraca dizendo que as denúncias não representam a qualidade e o conceito da carne brasileira que já se consolidou no mercado internacional. “Aproveito para falar também do setor leiteiro que volta a ter um desempenho positivo com o
intenso trabalho privado e público para o reposicionamento da cadeia leiteira”.

Nortigara apresentou os mais recentes números da safra 2016/2017 comemorando os resultados que superaram as expectativas pois deve ser de 24,5 milhões de toneladas de grãos nesta safra de verão. “É preciso continuar investindo em tecnologia e acreditando na atividade, que é muito maior que a crise econômica”, comentou.


Clube de bezerras

Um destaque à parte foi a realização do Clube de Bezerras, com apresentação e julgamento de jovens animais feita por crianças de 8 a 14 anos, filhos de produtores e funcionários da cooperativa. O julgamento não é apenas pedagógico mas ranqueia as bezerras para o grande ranking nacional.
“ A iniciativa é muito importante para construir o produtor de leite do amanhã, oferecendo esta oportunidade aos jovens que precisam de incentivos para darem continuidade ao trabalho dos pais.”

Sucessão familiar na agricultura é um desafio que precisa ser mais trabalhado. “ As gerações de agricultores estão envelhecendo e o campo tem que se tornar atraente para manter o jovem na atividade agrícola. Para isso ele precisa ter renda, conforto e bem estar da vida urbana”, diz Ortigara.

A Expofrísia termina amanhã, no Parque de Exposições de Carambeí e mostra o potencial regional, a genética bovina, além de produtos, serviços e processos que tornaram a região uma das mais tecnificadas e produtivas do país. Estão expostos 239 animais da raça holandês preto e branco , 93 animais holandês vermelho e branco.

GALERIA DE IMAGENS