Secretário estimula busca de mercados 13/08/2019 - 15:13

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, fez um apelo aos participantes da Semana de Reuniões Técnicas da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Curitiba, para que não se perca oportunidades de garantir cada vez mais mercado para a agropecuária brasileira e paranaense. O evento foi aberto na tarde desta segunda-feira (12), no auditório da Superintendência.

“Este é um momento importante de reflexão, de reposicionamento. É momento de calibrar bem as baterias, deixar aflorar a inovação, o conhecimento, deixar que as pessoas sejam protagonistas”, afirmou. Ortigara disse que é preciso a participação de todos para vencer os desafios que se colocam. “Espero que deem ideias, sugiram, critiquem, avaliem para que tenhamos a agricultura que sonhamos, sustentável, de resultado, competente e competitiva”, pediu.

Segundo ele, há mercados mundiais que estão se abrindo e necessitando de alimentos, como a China e a Índia. “Mercado é mercado e deve ser aproveitado o da esquina próxima ou os grandes mercados mundiais para colocar bem a nossa produção, tornando-nos um Brasil forte por essa via”, orientou.

TECNOLOGIA - O secretário fez um balanço das atividades agropecuárias desenvolvidas no Estado. “Para nós tudo é importante, desde a folha do chá, do tempero, até a grande cultura, que é a soja, passando por outras culturas, pecuária, criações em água, em ambiente controlado, em terra, etc.”, afirmou. Segundo ele, a consciência que existe em relação ao bom uso do solo e da água é um legado fundamental para a continuidade do processo produtivo.

Salientou também a incorporação que os agricultores têm feito dos conhecimentos tecnológicos, com aplicação em ciência e inovação, o que resulta no avanço em produtividade em quase todas as cadeias. “Há boas perspectivas de continuar melhorando, com o uso sempre maior das tecnologias de todos os tipos”, disse Ortigara. “A gente deve usar com inteligência o espaço que temos."

Também participaram do evento, entre outros, o superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Cleverson Freitas, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, o diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Richardson de Souza, e o diretor técnico da Secretaria, Rubens Ernesto Niederheitmann.