Servidores públicos do Estado são capacitados em formulação de projetos 11/06/2015 - 12:10

Servidores do Paraná participam nesta quinta-feira (11), em Curitiba, do curso de Capacitação Profissional em Análise de Projetos, ministrado pela FAE Business School. A proposta é capacitá-los na formulação, análises e acompanhamento de projetos, com o objetivo de atrair novos investimentos e desenvolvimento social para o Estado. O curso atende 30 profissionais de 15 órgãos e secretarias estaduais.

Participaram da abertura o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette.

Com 240 horas e dividido em sete módulos, o curso foi idealizado pelas secretarias da Agricultura e do Abastecimento e do Planejamento. O objetivo é aprofundar o conhecimento e competências dos servidores sobre as boas práticas de gestão de projetos, uma capacidade bastante valorizada para o desenvolvimento econômico e social.

Ortigara falou da importância para o Governo do Estado de ter recursos humanos mais capacitados, preparados para bem formular e conduzir programas e projetos. Para o secretário, esses servidores estão se preparando para assumir a gestão do Estado e, para isso, há necessidade de investimento em bons técnicos e bons dirigentes.

“Com essa capacitação, esperamos que vocês aprendam a construir novos horizontes de criação, formulação e condução de projetos que sejam aplicáveis no dia a dia. Com isso, ganha a sociedade paranaense como um todo”, destacou Ortigara.

O secretário relembrou o período da década de 70 quando, “se formou um grande time de profissionais, gente nova para o serviço público, que rendeu muito em termos de conhecimento ao Estado, estabelecendo novas dinâmicas de trabalho, mas que hoje está envelhecido”.

Para o Ortigara, o momento é de renovar a cultura e a capacidade de trabalho. “Os servidores devem perceber as oportunidades, buscar fontes alternativas de recursos nesse tempo de escassez. Nesse curso, o servidor vai aprender como maximizar os recursos”, justificou.

O curso é patrocinado pela Faep/Senar, entidade que defende “a formação de especialistas na elaboração e monitoramento de projetos, em substituição à parte do quadro do funcionalismo público que se aposentou”, disse Ágide Meneguette.

Para ele, diante da situação crítica que o País vive, é necessário racionalizar a aplicação do dinheiro, tanto das fontes orçamentárias como das diversas instituições públicas e privadas no mundo inteiro, destacou. “O que queremos de vocês é que sejam uma espécie de vanguarda no funcionalismo público, com postura moderna, pró-ativa, capaz de dar novos ares ao serviço público, sem o ranço da burocracia”, afirmou.

Representando a FAE, o reitor Frei Nelson José Hillesheim destacou que o maior patrimônio é o capital humano, transformador do conhecimento em benefício da sociedade. “Nossa missão é levar conhecimento, valores e capacidade de implementar o que se faz necessário para a transformação social, com ética e valores”, ressaltou.

O curso é dividido nos módulos Introdução à Gestão de Projetos, Gestão Estratégica, Análise de Riscos, Visão Holística, Prática de Gestão, Abordagem Sistêmica e Tópicos Avançados. Participam servidores das secretarias da Agricultura, Planejamento, Educação, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Família e Desenvolvimento Social, Saúde, Infraestrutura e Logística, além da Casa Militar, Adapar, Emater, Instituto Ambiental do Paraná e Departamento de Estradas de Rodagem.